World of Concrete 2025: inovação e sustentabilidade foram destaque no maior evento mundial da construção civil

Técnicas e produtos para acabamento do concreto foram alguns dos pontos altos da feira de acordo com um dos participantes do evento

Setor está se movimentando para equilibrar inovação, eficiência e sustentabilidade. Crédito: Divulgação/World of Concrete

Entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2025, Las Vegas, nos Estados Unidos, sediou o World of Concrete 2025, um dos maiores e mais influentes eventos mundiais do setor da construção civil.

O evento reuniu 1.522 empresas expositoras e teve cerca de 180 sessões educacionais, trazendo inovações tecnológicas, soluções sustentáveis e novas tendências para a indústria do concreto.

Acabamentos de concreto foi um dos destaques do evento

Um dos principais destaques do evento foi a grande variedade de técnicas e produtos voltados para o acabamento do concreto. Desde concreto lapidado e polido até soluções estampadas e pigmentadas, as novidades chamaram a atenção pela busca de um material cada vez mais versátil e visualmente atrativo.

O engenheiro e professor Bernardo Tutikian, que participou do evento esse ano, destacou essa área como um dos pontos mais impressionantes da feira. “O evento é mundial e muitas empresas de várias partes do mundo trouxeram soluções incríveis. Mas, certamente, meu maior destaque vai para a área de acabamentos do concreto. Vi muita inovação no concreto lapidado, polido, estampado e pigmentado, com diversas soluções para melhorar o acabamento final e torná-lo mais atrativo visualmente”, relata.

Impressão 3D e industrialização: avanços e desafios


Outro tema debatido no evento foi a industrialização do setor e a impressão 3D na construção civil. Apesar dos investimentos significativos nessa tecnologia, ainda há desafios para sua implementação em larga escala.

“Aqui estão investindo muita energia e dinheiro, mas a impressão 3D ainda está longe de ser uma realidade nos EUA ou em qualquer outro país“, explicou Bernardo.

“A busca por maior industrialização é evidente, mas a impressão 3D ainda não decolou devido a dificuldades logísticas e à conexão com outros sistemas da edificação. Mesmo assim, há um avanço tecnológico grande e esforços para resolver esses gargalos“, observa.

Sustentabilidade e concretos de alto desempenho

A preocupação com sustentabilidade também esteve em evidência no World of Concrete 2025. O desenvolvimento de concretos de Ultra-Alto Desempenho (UHPC) foi uma das inovações mais comentadas, trazendo soluções que reduzem a quantidade de material utilizado e minimizam os impactos ambientais.

“As empresas estão focadas em concretos com melhores propriedades, como o UHPC, que permite reduzir volumes e, principalmente, diminuir os impactos ambientais“, afirma Bernardo.


Parceria entre indústria e meio ambiente

O World of Concrete 2025 reforçou a importância da parceria entre a indústria da construção e as iniciativas sustentáveis. Empresas apresentaram tecnologias voltadas para a redução da pegada de carbono do concreto, investindo em materiais alternativos, processos mais eficientes e reciclagem de resíduos. “Existe um esforço significativo para diminuir a geração de CO₂ na indústria do concreto, e a feira mostrou que esse é um compromisso real do setor”.

Tutikian assinala que este é um momento de transformação para a indústria e o evento mostrou que o setor está se movimentando para equilibrar inovação, eficiência e sustentabilidade. “As soluções apresentadas no World of Concrete certamente vão moldar o futuro da construção civil”, assegura.

O World of Concrete 2025 consolidou-se mais uma vez como uma plataforma importante para o compartilhamento de conhecimento e a promoção de avanços na construção civil, reafirmando o compromisso da indústria com um futuro mais inovador e sustentável.

Entrevistado
Bernardo Tutikian é professor e pesquisador da Unisinos, no Rio Grande do Sul. Engenheiro Civil, mestre e doutor, com experiência na University of Missouri (EUA), Universidad de la Costa (Colômbia) e Université de Cergy-Pontoise (França). Autor de mais de 450 artigos em periódicos e congressos. Consultor de empresas na área de tecnologia do concreto, de argamassa, patologia e desempenho. 

Contato:
bftutikian@unisinos.br

Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo