Venda de máquinas para a construção confirma retomada
Destaque para caminhões-betoneira, que cresceram 169%, e equipamentos para concretagem, com elevação de 77%
O mercado de equipamentos para a construção civil confirma a retomada de crescimento do setor. Na média, em 2019, o segmento consolida alta de 37% na venda de máquinas, em comparação a 2018. Algumas categorias registram elevação mais exuberante. Como a de caminhões-betoneira, que obteve aumento de 169% nas vendas. Equipamentos para concretagem também contemplam dados positivos, cujas vendas cresceram 77% em 2019. Os dados são do Estudo do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, coordenado pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).
Outros segmentos relacionados ao de máquinas para a construção civil também demonstram crescimento nas vendas. Uma das mais importantes, a Linha Amarela – movimentação de terra -, fecha 2019 com elevação de 31%. Foram comercializadas 16,6 mil unidades contra 12,7 mil no ano anterior. Nessa categoria, destacam-se as retroescavadeiras, com alta de 57%. Já as escavadeiras hidráulicas subiram 34% e as miniescavadeiras e minicarregadeiras alcançaram percentuais de crescimento de 86% e 48%, respectivamente. “Esse é um sinal de que o setor da construção está se preparando para as obras de infraestrutura, que devem destravar em 2020”, estima Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema.
Outro dado coletado na pesquisa também confirma essa tendência. Entre os fabricantes de equipamentos, 61% afirmaram ter aumentado o quadro de funcionários em 2019. O percentual é o oposto da perspectiva de 2018, quando 57% disseram que tinham a pretensão de demitir. “Existem dois pontos de vista sobre esses números. O primeiro é que talvez, em 2018, as empresas tenham subestimado o cenário para 2019. O segundo demonstra a capacidade de recuperação da economia brasileira quando começam a ser tomadas medidas para destravar o mercado”, explica o jornalista e economista Brian Nicholson, responsável pelo levantamento.
Para 2020 e 2021, expectativa é de consolidação do crescimento
O estudo também detecta que as vendas de caminhões-rodoviários cresceram 41% este ano. Já a categoria “demais equipamentos”, que contempla guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos e plataformas aéreas, experimentou elevação média de 70% em 2019. “Além de coletar dados junto aos fabricantes, consideramos dados da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários)”, diz Brian Nicholson, sobre a metodologia da pesquisa.
Para 2020, o Estudo do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção estima aumento de vendas da ordem de 10% no segmento de máquinas da Linha Amarela e de 13% para todo o setor de equipamentos para construção, na comparação a 2019. Essa foi a 14ª edição da pesquisa, a qual detecta que, apesar da retomada do crescimento, os números ainda são 64,13% menores do que o recorde histórico de vendas, atingido em 2011. Naquele ano, foram negociadas 83.545 unidades. O bom desempenho se repetiu em 2012 e 2013, para daí começar uma queda vertiginosa até 2017. Houve recuperação pequena em 2018, confirmada em 2019, e que o setor avalia que atingirá seu ponto de consolidação em 2021.
Entrevistado
Reportagem com base na apresentação do Estudo do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, coordenado pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema)
Contato
sobratema@sobratema.org.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.