Uso de macrofibras no pavimento de concreto traz vantagens
Material ajuda no controle de fissuração, traz maior durabilidade e capacidade de resistência a impactos
A macrofibra é um tipo de fibra sintética, com diâmetro maior do que o das microfibras, usada como reforço em concretos e argamassas. “Ela é geralmente feita de materiais sintéticos como polipropileno, polietileno ou outros polímeros duráveis, podendo também ser composta por fibras de aço. Sua principal função é melhorar o comportamento mecânico do concreto, especialmente no controle de fissuração”, explica Eduardo Tartuce, CEO da MixDesign – Tartuce Engenheiros Associados.
Tipos de macrofibras
Existem diferentes tipos de macrofibras no mercado. De acordo com Tartuce, elas podem ser classificadas com base no material de fabricação e no formato:
• Macrofibras de polipropileno: são fibras sintéticas leves, resistentes à corrosão e usadas principalmente para controle de fissuração e melhoria da durabilidade do concreto.
• Macrofibras de aço: oferecem maior resistência estrutural e são recomendadas para aplicações que exigem reforço elevado à tração e flexão. São usadas em pavimentos com maiores cargas e tensões.
• Macrofibras híbridas: combinam diferentes tipos de fibras (sintéticas e metálicas) para obter as vantagens de ambos os materiais.
“As diferenças entre elas residem principalmente nas propriedades mecânicas e nos tipos de aplicação. As macrofibras de aço fornecem maior resistência estrutural, enquanto as de polipropileno são mais usadas para melhorar a resistência ao desgaste e evitar fissuras”, informa Tartuce.
Vantagens de utilizar macrofibras no pavimento de concreto
Tartuce aponta que existem diversos benefícios em empregar macrofibras no pavimento de concreto:
• Controle de fissuração: as macrofibras atuam no controle de fissuras causadas por retração plástica e térmica.
• Maior durabilidade: o concreto com macrofibra resiste melhor a cargas cíclicas e à fadiga, tornando-o ideal para pavimentos sujeitos a tráfego intenso.
• Substituição de armadura de aço: em muitos casos, podem substituir as armaduras tradicionais de aço, economizando tempo e custos de instalação.
• Distribuição uniforme de tensões: reduzem o risco de concentrações localizadas de tensões, diminuindo a propagação de fissuras.
• Resistência ao impacto e abrasão: aumentam a capacidade de absorção de energia do pavimento, sendo ideal para ambientes com alta demanda de tráfego.
Com relação à durabilidade, Tartuce indica seu uso especialmente em ambientes de tráfego intenso, devido aos seguintes fatores:
• Redução do desgaste: aumentam a resistência à abrasão e ao impacto, diminuindo a necessidade de manutenção ao longo do tempo.
• Controle da fissuração: como previnem a formação de fissuras, o concreto permanece mais intacto, o que é essencial para pavimentos em áreas de tráfego intenso, onde pequenas fissuras podem evoluir rapidamente.
• Resistência à fadiga: a macrofibra ajuda o concreto a resistir a ciclos de carga repetidos, o que é crítico para rodovias e pavimentos industriais sujeitos a cargas pesadas.
Outra vantagem do uso da macrofibra no concreto é que ela influencia tanto a resistência à tração quanto a resistência à flexão do concreto. Tartuce aponta que as fibras funcionam como um reforço disperso na matriz de concreto, contribuindo para:
• Resistência à tração: as macrofibras ajudam a resistir à abertura de fissuras após o início da fissuração, melhorando o desempenho pós-fissuração do concreto.
• Resistência à flexão: elas distribuem melhor as tensões em todo o pavimento, aumentando a capacidade de carga flexural. Isso faz com que o pavimento tenha melhor comportamento em situações de cargas pesadas e repetidas.
Normas para o uso de macrofibras em pavimentação no Brasil
Tartuce lembra que o Brasil possui normas que regulam o uso de fibras sintéticas e de aço em concretos. Algumas das normas pertinentes incluem:
• ABNT NBR 16941:2019 – Fibras para concreto – Classificação, requisitos e métodos de ensaio.
• ABNT NBR 6118:2014 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento, que aborda o uso de reforços no concreto, incluindo fibras.
“Essas normas fornecem diretrizes para a especificação, uso e controle de qualidade de macrofibras no concreto”, afirma.
Cases do uso de macrofibra em pavimentos de concreto
Tartuce aponta que há diversos exemplos de sucesso no uso de macrofibras em pavimentação no Brasil e no exterior. “Pavimentos rodoviários, pisos industriais, estacionamentos e até pistas de aeroportos têm adotado macrofibras para aumentar a durabilidade e reduzir os custos de manutenção. Um exemplo é o uso de macrofibras em pavimentos industriais no Brasil, que têm sido elogiados por sua durabilidade e redução de fissuração”, explica.
Segundo Tartuce, o uso de macrofibras é especialmente recomendado em:
– Pavimentos industriais: onde há grande solicitação de cargas e a resistência ao impacto é essencial.
– Rodovias de alta demanda: a resistência à fadiga e a durabilidade oferecidas pelas macrofibras são ideais para rodovias sujeitas a tráfego pesado.
– Pavimentos urbanos: para ruas e avenidas com tráfego médio, onde se busca controle de fissuras e maior durabilidade.
Uso de macrofibra x sustentabilidade e redução de custos
De acordo com Tartuce, o uso de macrofibras contribui para a sustentabilidade e redução de custos:
- Redução de materiais: ao substituir parcial ou totalmente as armaduras de aço, há economia de material e redução de resíduos.
- Menor consumo de recursos naturais: concretos com macrofibra podem exigir menos manutenção e reparos, reduzindo a necessidade de novas matérias-primas e energia ao longo do ciclo de vida.
- Economia de mão de obra e tempo: a simplificação na execução das obras, sem a necessidade de posicionamento de armaduras, reduz o tempo de construção e o custo de instalação.
Em suma, a macrofibra demonstra versatilidade de aplicação no concreto para pavimentos, conferindo maior durabilidade, rapidez de aplicação e redução de materiais, contribuindo positivamente para a redução da pegada de carbono.
Entrevistado
Eduardo Tartuce, CEO da MixDesign – Tartuce Engenheiros Associados.
Contato:
eduardo@mixdesign.com.br
Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
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