Turquia constrói a maior ponte pênsil do mundo
Números da megaobra estão cercados de simbolismos, como o vão central com 2.023 metros e o ano de 1915
A 1915Çanakkale, com previsão para ser inaugurada em 2023, será a maior ponte pênsil do mundo, tanto em comprimento quanto em altura. Em construção desde 2017, seu vão central terá 2.023 metros e o ponto mais alto de suas duas torres estará a 334 metros acima das águas do estreito de Çanakkale, na Turquia.
Os números que envolvem a ponte estão cercados de simbolismos. A extensão de 2.023 metros faz referência ao ano de 2023, quando a Turquia comemora 100 anos de república. O ano de 1915 está relacionado com o fato de que, desde aquele ano, os turcos planejavam construir uma ponte no local.
Quando liberada para o tráfego de veículos, a 1915Çanakkale irá encurtar a distância entre Europa e Ásia. A ponte terá comprimento total de 4.608 metros, com seis faixas (3 em cada sentido). Um complexo rodoviário também está em construção para atender o fluxo de veículos sobre a obra de arte especial.
Esse complexo rodoviário abrange 324 quilômetros e contará ainda com 6 viadutos, 55 pontes de pequeno e médio portes, 40 passagens inferiores, 12 cruzamentos, 4 áreas de serviço da autoestrada, 2 centros de operação e manutenção e 7 praças de pedágio. O custo da obra está orçado em 2,3 bilhões de euros.
A ponte é executada por um consórcio de empreiteiras chinesas e turcas. O último deck de concreto que faltava para a conclusão do tabuleiro foi instalado em setembro de 2021, de um total de 96 em cada um dos sentidos da obra de arte especial. Cada peça pré-fabricada tem 45 metros de largura, 48 metros de comprimento e 700 toneladas de peso.
Consumo estimado de concreto é recorde na Turquia e chega a 385 mil m³
O recorde de maior ponte suspensa do mundo irá para a 1915Çanakkale porque seu vão central de 2.023 metros vai superar o da Akashi Kaikyo, localizada no Japão, e que mede 1.992 metros. Ela também será a obra de arte especial construída na Turquia que mais terá consumido concreto. O total estimado é de 385 mil m³.
O projeto estrutural da ponte prevê vida útil de 120 anos. O estudo foi desenvolvido em parceria com 3 universidades turcas, que cederam seus laboratórios para os ensaios dos materiais empregados na construção, incluindo o concreto de alta resistência de 100 MPa. As fundações da 1915Çanakkale estão a 45 metros de profundidade.
O consórcio chinês formado pelas empreiteiras Daelim e SK E&C, juntamente com as empresas turcas Limak Holding e Yapi Merkezi, é responsável pela construção da ponte e irá operar o pedágio por 16 anos. A joint venture Parsons e Tekfen Engineering foi contratada para fornecer suporte de engenharia e construção, juntamente com serviços de supervisão e inspeção.
Já os consultores de engenharia da Pyunghwa forneceram o estudo de viabilidade e o projeto básico, enquanto a Pell Frischmann envolveu-se no desenvolvimento do projeto da 1915Çanakkale. No pico da obra, em 2019, 5.200 operários estavam trabalhando na construção da ponte.
Antes da megaestrutura, a travessia do estreito de Çanakkale era feito por balsa, com duração média de 45 minutos. Quando a ponte estiver inaugurada, o trecho será percorrido em 6 minutos.
Entrevistado
Consórcio 1915Çanakkale e ministério dos Transportes e Infraestrutura da Turquia (via assessorias de imprensa)
Contatos
info@1915canakkale.com
www.uab.gov.tr
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
23/01/2025
Paraná regulamenta fundo para fomentar investimentos em infraestrutura
O governador Carlos Massa Ratinho Junior formalizou em novembro de 2024 a assinatura do Decreto 8.049/2024, que regulamenta o Fundo Estadual de Infraestrutura Inteligente…
23/01/2025
Rio Bonito obtém Acreditação do Inmetro e diferencia-se em soluções ambientais, sustentabilidade e coprocessamento de resíduos
A empresa Rio Bonito, especializada em soluções ambientais e coprocessamento, pertencente ao Grupo Itambé, conquistou a Acreditação do Inmetro para seu laboratório em novembro de…
23/01/2025
Colapso da ponte JK revela importância de análise de riscos e gestão dos serviços de manutenção
Colapso da Ponte JK mostra urgência de recursos para preservar o legado das infraestruturas. Crédito: Corpo de Bombeiros/Governo do Tocantins O desabamento da Ponte Juscelino…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.