Túnel Santos-Guarujá tem projeto previsto para 2024; orçamento é de R$ 5,8 bilhões
Trecho de 860 metros ligará as cidades do litoral paulista, beneficiando cerca de 78 mil pessoas por dia
Um projeto aguardado há mais de 90 anos pode estar prestes a sair do papel: a construção do túnel Santos-Guarujá. Durante um encontro realizado em 20 de julho no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), o presidente da entidade, Vinicius Marchese, assinou um termo de cooperação com a Autoridade Portuária de Santos (APS), representada pelo seu diretor-presidente, Anderson Pomini. A intenção é unir esforços e promover a troca de informações em todos os processos relativos à execução das obras.
“O túnel vai acontecer. Por meio do termo assinado, colocamos o Conselho à disposição, com todo material humano e capacidade técnica dos engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos que compõem nosso Sistema, para ajudar na execução dessa solução”, afirmou Marchese.
A iniciativa pretende adaptar um projeto já desenvolvido em 2012 pela Dersa (empresa estadual de infraestrutura viária) e prevê a construção de um trecho submerso de 860 metros, para ligar as cidades de Santos e Guarujá. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, por dia, cerca de 78 mil pessoas utilizam as balsas disponibilizadas atualmente para o trajeto, enquanto aproximadamente 10 mil caminhões são obrigados a percorrer até 45 km para conseguir chegar ao outro lado, todos os dias. O orçamento previsto é de R$ 5,8 bilhões.
“A obra trará benefícios econômicos, sociais, ambientais e logísticos em favor de toda comunidade portuária, influenciando nos nove municípios da Baixada Santista”, destacou Pomini, da APS, sobre o reflexo positivo do projeto para milhares de pessoas. “É de vital importância a implementação dessa obra do túnel para o Brasil.”
De acordo com a assessoria de comunicação do Porto de Santos, a construção do túnel Santos-Guarujá deverá entrar no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Segundo a nota, “o objetivo da Autoridade Portuária de Santos (APS) é de que o projeto executivo seja elaborado em 2023/2024, com a concorrência pública para execução da obra e início da mobilização do canteiro de obras em 2025/2026 e entrega do túnel ao tráfego em 2028“.
Informações do Crea-SP mostram que o túnel, que permitirá o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas, tem como referência um projeto que está em andamento para ligar a Dinamarca e a Alemanha, com uma extensão de 18 km, que vai se tornar a maior construção submersa desse tipo no mundo.
O modelo de túnel avaliado atualmente no litoral paulista prevê três pistas de cada lado, para o tráfego de carros, caminhões e ônibus, além de uma área central com ciclovia e espaço para pedestres. O projeto inclui, ainda, um espaço, também na parte central, para Veículo Leve sobre Trilhos.
Fontes
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP)
Autoridade Portuária de Santos (APS)
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.