Trabalhos de pavimentação em concreto na PR-180 já começaram
Trecho compreende 11 km entre as cidades de Goioerê e Quarto Centenário, no Centro-Oeste do Paraná
Em abril de 2024, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou os serviços de terraplenagem na PR-180, entre Goioerê e Quarto Centenário, cidades localizadas na região Centro-Oeste do Paraná. Este trecho receberá a técnica de whitetopping, que consiste na aplicação de concreto como revestimento sobreposto ao asfalto.
Em agosto de 2023, o governo lançou o edital desta obra, que integra o programa governamental Paraná Concreto, que visa implementar e restaurar pavimentos em rodovias de todas as áreas do Estado. De acordo com o DER/PR, o trecho possui 11,13 quilômetros de extensão, com um investimento de R$ 61.708.743,49.
Esta obra marca a estreia do whitetopping fora do sudoeste do estado. Na PRC-280, o whitetopping também está sendo utilizado em dois segmentos.
Fases da obra
Atualmente, os trabalhos envolvem corte ou aterro do solo adjacente à estrada atual para ampliação da base da rodovia, o que é essencial para alargar as faixas de tráfego, construir os acostamentos e instalar faixas adicionais em pontos críticos.
As faixas de tráfego deverão passar de 3,20 metros e 3,40 metros para 3,60 metros cada, o que inclui as novas terceiras faixas, com trechos em placas de concreto de 21 centímetros de espessura. Os acostamentos, por sua vez, terão 2,50 metros em ambos os lados da rodovia, também com pavimentação em concreto, porém com uma espessura menor de 15 centímetros.
Além da ampliação da rodovia, serviços para execução de sistema de drenagem também estão sendo realizados, como bueiros de concreto e caixas de passagem.
Por que usar o whitetopping?
De acordo com Fernando Furiatti, diretor-geral do DER/PR, a escolha pelo whitetopping se deu porque ele se tornou mais viável em comparação ao material betuminoso. “Nesta região, temos uma certa dificuldade com relação à entrega do material betuminoso. Obviamente, o aumento do valor destes insumos fez com que o concreto se tornasse mais vantajoso”, comenta Furiatti.
Ainda, segundo diretor-geral do DER/PR, o fato de ter uma vida útil maior e necessitar menor manutenção também motivou o uso da técnica na região.
Outras melhorias
Por fim, também está planejada a melhoria da geometria em trechos com curvas consideradas mais perigosas, a construção de três interseções em nível e a instalação de uma nova iluminação viária, que contará com 102 postes metálicos (cada um com 12 metros de altura e equipados com luminárias de LED) e uma rede elétrica de distribuição trifásica em média tensão.
Fonte
Fernando Furiatti, diretor-geral do DER/PR.
Contato
Assessoria de imprensa: comunicacao@der.pr.gov.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.