Tecnologia nacional minimiza perda de grãos em silos
Revestimento à base de borracha líquida é adaptado às necessidades do agronegócio, para ajudar a combater perdas no armazenamento
Revestimento à base de borracha líquida é adaptado às necessidades do agronegócio, para ajudar a combater perdas no armazenamento
Por: Altair Santos
Dados da Embrapa revelam que os produtores de grãos chegam a perder até 15% de seus estoques por causa da armazenagem incorreta da safra. Em silos e armazéns com piso de concreto, um dos problemas mais comuns é o acúmulo de umidade sobre os grãos que ficam em contato com o contrapiso, gerando infecção por fungos e micotoxinas. Para combater esse problema, o agronegócio se juntou à indústria de impermeabilizantes de concreto para minimizar a perda.

Através de testes validados pelo laboratório Falcão Bauer e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da USP, chegou-se a um piso impermeável à base de borracha líquida e nanotecnologia. O material, aplicado sobre o contrapiso de concreto, controla o aquecimento dos grãos estocados e minimiza a perda de líquidos – fatores que geram umidade nos silos e a infecção por fungos. Trata-se de uma nova geração de impermeabilizante de borracha líquida, também usado no setor naval e nas indústrias química e automotiva.
Outra conclusão das análises feitas pelo laboratório Falcão Bauer e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é que a borracha líquida tem 500% de elasticidade e 95% de memória de recuperação. Isso garante alto desempenho em substratos como concreto, metal e fibrocimento. “Os testes mostraram também que a borracha líquida reflete 90% dos raios ultravioletas, são resistentes à abrasão, ao ozônio, à chuva ácida, à salinidade, além de fungos e bactérias”, diz Elcio Machado, da HM Rubber, que foi quem desenvolveu a tecnologia no Brasil e a apresentou na recente edição do Concrete Show.
O piso à base de borracha líquida ajuda também a evitar a corrosão em silos, já que os grãos estocados liberam o gás fosfina (gás PH3) bastante nocivo às estruturas dos armazéns – principalmente os que usam componentes mistos, como pisos e paredes de concreto, telhados metálicos, ou pisos de concreto e paredes e telhados metálicos. “Os armazéns que conseguem controlar a emissão de fosfina evitam infiltrações indesejáveis, contribuem para a manutenção do empreendimento e melhoram o resultado final da colheita”, afirma Elcio Machado.
Nanotecnologia

A nanotecnologia aplicada no material também foi desenvolvida no Brasil, usando nanolâminas de argila dispersas em borracha. Elcio Machado explica como funcionam: “As lâminas de argila aderem ionicamente ao polímero e funcionam como reforços estruturais. A nanotecnologia também serve para adequar a granulometria ideal na impermeabilização dos materiais suscetíveis à ação da umidade. Sendo borracha, ela precisa manter suas propriedades impermeabilizantes, independentemente das dilatações ou das retrações. É isso que fará o silo se tornar hermeticamente fechado a vazamentos e infiltrações”, diz.
Segundo a pesquisa da Embrapa sobre armazenamento inadequado da produção, além de fungos e micotoxinas, ataques por insetos, pragas e roedores é que levam a perdas de até 15% dos estoques. No entanto, de acordo com o pesquisador Marco Aurélio Guerra Pimentel, da área de entomologia da Embrapa, o armazenamento inapropriado pode trazer perdas ainda maiores para o pequeno produtor. “Nas pequenas propriedades familiares, onde a armazenagem utiliza estruturas rústicas, como paióis de madeira, as perdas causadas podem ultrapassar 40%”, ressalta.
Entrevistado
Administrador de empresas Elcio Machado, diretor-comercial da HM Rubber
Contato
contato@hmrubber.com.br
Crédito Fotos: HMRubber
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/02/2025
Plano de Intervenção Urbana Arco Pinheiros: transformação urbana que promete requalificar São Paulo
Projeto de urbanização Arco Pinheiros busca equilíbrio entre desenvolvimento urbano, sustentabilidade e inclusão social. Crédito: Divulgação A cidade de São Paulo está prestes…
19/02/2025
Mercado imobiliário bate recorde histórico de lançamentos e vendas em 2024 e encara desafios para 2025
Compra da casa própria para imóveis novos vai ser mais estimulada do que financiamentos para imóveis usados. Crédito: Envato O mercado imobiliário brasileiro fechou 2024 com…
19/02/2025
Edital para duplicação em concreto da rodovia PR-412 é homologado
Legenda: A obra da PR-412 receberá um investimento de R$ 274,5 milhões. Crédito: DER/PR Em dezembro de 2024, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
