Tecnologia microCAD gera menos consumo e maiores resultados
Paulo Eduardo Fonseca de Campos, coordenador do projeto microCAD no CYTED, explica como funciona o microconcreto de alto desempenho.
Microconcreto de alto desempenho contribui para programas de habitações populares
Por: Lilian Júlio
Uma tecnologia que ajuda as construtoras a economizar material: este seria um avanço importante na construção civil brasileira, principalmente nos programas de moradia popular. Assim é o microconcreto de alto desempenho (microCAD), um sistema construtivo mais leve estendendo a tecnologia do concreto armado a funções até então exclusivas de estruturas metálicas.
As tecnologias de pré-fabricados leves de microconcreto existem desde o início da década de 60 no Brasil, mas apenas agora têm ganhado força graças ao desenvolvimento das habitações populares. “O microCAD possibilita a economia de material, diminuindo o consumo, e acaba gerando outras economias tanto na produção do pré-fabricado quanto na montagem da estrutura”, explica Paulo Eduardo Fonseca de Campos, professor do Departamento de Projetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e coordenador do projeto microCAD do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED). Essa economia contribui para programas como o Minha Casa, Minha Vida, já que o consumo de material é menor, os custos são reduzidos e mais construções podem ser erguidas.
Para difundir o conhecimento em microconcreto de alto desempenho, a FAUUSP, em parceria com o CYTED, desenvolve entre os dias 18 e 21 de outubro o 4º Curso de Difusão MicroCAD. “É um curso aberto – podem participar tanto os alunos da USP quanto os profissionais de empresas privadas e também governamentais”, explica o professor Campos. “Embora o projeto do CYTED seja sobre as especificações do microCAD em geral, o curso será focado na aplicação dessa tecnologia”.
O microconcreto
Mas por que o microconcreto é vantajoso com relação aos demais pré-fabricados? Campos explica que as peças fabricadas com esta tecnologia são mais delgadas. “As peças são extremamente leves, o que possibilita inclusive a montagem parcial dos componentes manualmente”, conta o coordenador do projeto. Ele também explica que os pré-moldados de microCAD possuem alta resistência: ela chega a 200 MPa (2.000 kgf/cm²), com produtos de alta qualidade.
A principal característica destes produtos é a pequena espessura: ela varia entre 20 e 30 mm, conferindo à estrutura uma pequena massa. O nome microconcreto de alto desempenho se deve a não utilização de agregados graúdos em sua composição e porque a redução da porosidade da matriz do microconcreto confere uma resistência à compressão simples que supera os 110 MPa.
Para assegurar a durabilidade das estruturas delgadas é preciso desenvolver parâmetros para a aplicação do concreto de alto desempenho. Esse trabalho é responsabilidade do CYTED, que reúne profissionais da América Latina, Espanha e Portugal trabalhando com pesquisas científicas aplicadas e desenvolvendo uma normativa eficiente para a aplicação do microCAD.
Entrevistado:
Paulo Eduardo Fonseca de Campos
Currículo
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, onde hoje é professor do Departamento de Projetos. Coordenador internacional do Projeto MicroCAD do Programa CYTED e membro do Grupo de Trabalho sobre Pré-fabricação da Fédération Internationale du Béton (FIB).
Jornalista responsável: Silvia Elmor – MTB 4417/18/57 – Vogg Branded Content
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.