Tecido com cimento e poliéster protege contra COVID-19

Material testado na Índia serve de matéria-prima para uniformes de profissionais da saúde e policiais

Segundo o designer indiano Somesh Singh, a eficácia de proteção dos uniformes está entre 95% e 99%. Crédito: Craft Village
Segundo o designer indiano Somesh Singh, a eficácia de proteção dos uniformes está entre 95% e 99%.
Crédito: Craft Village

O designer indiano Somesh Singh desenvolveu tecido testado em laboratório que se mostrou eficaz para proteger profissionais da saúde e policiais da COVID-19 – infecção causada pelo Coronavírus. O material tem uma fina camada intermediária de nata de cimento, que funciona como filtro. As demais partes do tecido contam com poliéster, lã sintética e nanodetergentes.

Batizado de CoValor-21, o material começa a ser testado na confecção de uniformes para quem atua no pelotão de frente de combate à pandemia. Segundo Somesh Singh, a eficácia de proteção está entre 95% e 99%. “O uniforme é hermético e bloqueia partículas maiores que 0,05 mícrons. Como o Coronavírus tem entre 0,06 mícrons e 0,14 mícrons, o tecido tem alto percentual de desempenho”, diz.

Outra característica do material é que ele é impermeável, o que permite que as roupas passem por um processo de lavagem quando profissionais da saúde e policiais tiverem contato com infectados. “Elas precisam ser desinfetadas com essas roupas, e o material é à prova d’água, assim como suporta outros processos de descontaminação, como luz infravermelha e ultravioleta”, explica o cientista.

Sobre o uso de nata de cimento misturada com poliéster, o pesquisador explica que as pesquisas mostraram que a combinação funciona como um filtro. Além disso, afirma Somesh Singh, os aditivos acrescentados à nata de cimento dão a ela uma característica emborrachada, o que ajuda na flexibilidade do uniforme. O tecido foi desenvolvido por duas startups indianas: a Craft Village, da qual Somesh é o CEO, e a Craft Beton.

Superfícies de concreto estão entre os materiais onde o Coronavírus menos resiste

O pesquisador estima que o uniforme, quando estiver em produção, terá custo unitário equivalente a 400 reais. De acordo com Somesh Singh, o estudo começou quando ele teve acesso a outro experimento, realizado em conjunto pelas universidades de Princeton e UCLA, e pelo National Institutes of Health (Instituto Nacional de Saúde), o qual mostrou que superfícies lisas de concreto estão entre os materiais onde o Coronavírus menos resiste, juntamente com o cobre.

 Por outro lado, plástico, vidro e aço entre os que mais fazem o vírus prolongar sua sobrevivência. Embora preliminar, a pesquisa enfatiza a importância de higienizar constantemente telefones celulares, superfícies plásticas e metálicas para evitar a disseminação da COVID-19. Vale ressaltar que o estudo ainda não foi homologado cientificamente, mas oferece novas pistas importantes sobre o potencial do Coronavírus.

O microorganismo pode sobreviver em metal, vidro e plástico por até 9 dias. No cobre – material menos receptivo ao vírus -, resiste no máximo 4 horas. Os pesquisadores também avaliam que as superfícies de concreto liso, desde que estejam secas e não sejam alvos de patologias, conseguem repelir o Coronavírus, assim como o papelão. “Por serem elementos porosos, eles desidratam o vírus mais rapidamente”, comenta o virologista Vincent Munster, chefe do Rocky Mountain Laboratories e membro do National Institutes of Health.

Veja detalhes dos uniformes desenvolvidas pela Craft Village

Entrevistado
Designer Somesh Singh, especializado em tecnologia dos tecidos e CEO da Craft Village, com base em entrevista à britânica BBC

Contato
info@craftvillage.org.in

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo