Taxa Selic em 13,75%: qual impacto para a construção civil?
Perspectiva do setor ainda é de crescimento, no entanto, taxa de juros será um grande desafio
Em janeiro, durante a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), foi anunciado que a taxa Selic seria mantida em 13,75% a.a.. Com isso, ela continua no mesmo patamar de dezembro/16 e é a maior desde outubro/16 (14%), de acordo com Informativo Econômico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Além disso, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial de inflação no País, encerrou em 5,79%, valor acima do teto da meta que era de 5%. “A inflação do ano passado só não foi ainda maior em função da desoneração dos preços dos combustíveis, que tiveram as alíquotas de impostos federais zeradas”, lembra Ieda Vasconcelos, economista da CBIC.
De acordo com Ieda, a taxa Selic foi elevada para ajudar a conter a inflação, encerrando o ano passado em 13,75%, o que correspondeu a um aumento de 11,75 pontos percentuais, já que em março de 2021 ela estava em 2%.
Projeções para o ano
Para Ieda, a estimativa para a inflação é de mais um ano de alta superior ao teto da meta. Segundo a economista, em janeiro de 2023, o IPCA aumentou 0,53% em relação a dezembro de 2022.
De acordo com o Boletim Focus do Banco Central, a projeção é que a Selic termine 2023 em 12,50%. Ieda destacou que as estimativas, de uma forma geral, não sinalizam redução da Selic antes do segundo semestre de 2023. “Ao final de 2022, acreditava-se que a taxa poderia iniciar o seu ciclo de queda em julho, ou agosto. No entanto, com as perspectivas para a inflação ainda em alta, as projeções de mercado já indicam o mês de setembro como o início do recuo da taxa”, pontuou.
Consequências
Diante deste cenário, Ieda lembra que a elevação da Selic traz algumas consequências como o aumento dos juros cobrados pelos bancos, a redução dos investimentos produtivos e a queda do consumo da população.
Um dos efeitos que já pode ser observado é o aumento de 0,46% do Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC) em janeiro de 2023. Segundo a economista, trata-se da maior alta desde julho/22 (0,86%). Este acréscimo foi motivado principalmente pelo custo com a mão de obra, que aumentou 0,70%. Já o custo de materiais e equipamentos subiu 0,05% e o custo com serviços teve alta de 1,02%.
Segundo Ieda, o custo com materiais e equipamentos vem registrando variações mais modestas desde agosto do ano passado – o único mês que não teve resultado negativo foi novembro de 2022. “Depois de mais de dois anos preocupando a construção civil com fortes elevações, vale lembrar a importância desse comportamento do custo com insumos”, ressaltou Vasconcelos.
Crescimento da construção civil
Em 2023, a perspectiva é que a construção civil siga crescendo, uma vez que já existe um ciclo de negócios em andamento e que trouxe este resultado. “No entanto, isso não constitui ausência de desafios – sendo o maior deles o patamar elevado da taxa de juros”, pondera a economista.
Da mesma forma, o Programa Minha Casa Minha Vida também traz expectativas positivas, segundo Ieda.
Em fevereiro de 2023, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI) deu sinal de melhoras, após uma sequência de quatro meses em queda. No último mês, ele avançou 2,1 pontos, na comparação com janeiro, para 51,7 pontos. Além disso, o índice voltou a superar a linha de 50 pontos, mostrando que os empresários estão confiantes. A Sondagem da Indústria da Construção também apontou que o índice de intenção de investimento da indústria da construção avançou 6,2 pontos na passagem de janeiro para fevereiro, atingindo 44,7 pontos.
Fonte
Ieda Vasconcelos é economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)Contatos
Assessoria de imprensa CBIC – ascom@cbic.org.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.