SindusCon-PR prevê mais crédito imobiliário para 2012

Estimativa é que oferta cresça até 30% e consolide o Paraná como um dos cinco estados que mais recebem investimentos na construção civil.

Estimativa é que oferta cresça até 30% e consolide o Paraná como um dos cinco estados que mais recebem investimentos na construção civil

Por: Altair Santos

Em seu mais recente balanço anual, o SindusCon-PR (Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Paraná) apresentou números positivos. Previu um VAB (Valor Acrescentado Bruto) – o PIB do setor – consolidado em 4,8% para 2011 e estimou que em 2012 o índice atingirá 5,2%. Além disso, estimou que o crédito imobiliário seguirá em alta. A expectativa é que haja crescimento de 30% na oferta de recursos para construções habitacionais, o que fará com que o segmento siga como a locomotiva da construção civil no Paraná.

Paraná alcançou em 2011 o posto de número um no mercado imobiliário da região sul.

Segundo o presidente do SindusCon-PR, Normando Baú, as projeções para 2012 são sustentáveis, sobretudo por que o programa Minha Casa, Minha Vida tem uma demanda grande de contratos a serem firmados no Estado e por que a tendência é que as obras vinculadas ao evento Copa do Mundo de 2014 finalmente ganhem intensidade. “Teremos um volume grande de obras, principalmente em Curitiba, e isso garante um crescimento sustentável”, diz Baú, cujo sindicato engloba três mil construtoras no Paraná – a maior parte de pequeno porte.

Além da capital paranaense, Londrina é a outra cidade do Estado com previsão de um número acentuado de obras. Por isso, avalia o SindusCon-PR,  o Paraná seguirá liderando a região sul na construção civil, consolidando-se como o quinto principal do Brasil no setor. “A economia estadual desacelerou menos no fim de 2011 do que em outros estados, o que estimula projeções positivas”, analisa Marcos Kahtalian, diretor de marketing do SindusCon-PR.

Outra expectativa é que a construção civil paranaense se mantenha aquecida por conta do programa recentemente lançado pela prefeitura de Curitiba para mudar o perfil urbano da Linha Verde, e cujo investimento estimado é de R$ 3 bilhões. No balanço divulgado pelo SindusCon-PR, esse empreendimento é considerado um dos mais relevantes para 2012. “Com a possibilidade de ampliar as construções em altura, teremos maior volume de habitações e, consequentemente, mais emprego, renda e arrecadação ao município”, afirma Normando Baú.

O SindusCon-PR, no entanto, considera que há gargalos a serem superados no Estado para que a construção civil paranaense apresente números ainda mais relevantes. Entre eles, está a qualificação da mão de obra e o investimento na industrialização do setor. Por isso, em 2012, o sindicato pretende incentivar o combate à informalidade no interior do Paraná, para que os canteiros de obra atinjam níveis iguais aos já alcançados em Curitiba e região metropolitana. Também está nos planos do SindusCon-PR estimular o uso de tecnologia e racionalização de processos. “Ainda é necessário consolidar o setor, principalmente no que se refere a melhorar etapas de industrialização”, conclui Marcos Kahtalian.

Entrevistados
Normando Baú e Marcos Kahtalian, respectivamente presidente e diretor de marketing do SindusCon-PR (via assessoria de imprensa)
Contato:
imprensa@sindusconpr.com.br (assessoria de imprensa)

Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo