SindusCon-PR prevê mais crédito imobiliário para 2012
Estimativa é que oferta cresça até 30% e consolide o Paraná como um dos cinco estados que mais recebem investimentos na construção civil.
Estimativa é que oferta cresça até 30% e consolide o Paraná como um dos cinco estados que mais recebem investimentos na construção civil
Por: Altair Santos
Em seu mais recente balanço anual, o SindusCon-PR (Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Paraná) apresentou números positivos. Previu um VAB (Valor Acrescentado Bruto) – o PIB do setor – consolidado em 4,8% para 2011 e estimou que em 2012 o índice atingirá 5,2%. Além disso, estimou que o crédito imobiliário seguirá em alta. A expectativa é que haja crescimento de 30% na oferta de recursos para construções habitacionais, o que fará com que o segmento siga como a locomotiva da construção civil no Paraná.
Segundo o presidente do SindusCon-PR, Normando Baú, as projeções para 2012 são sustentáveis, sobretudo por que o programa Minha Casa, Minha Vida tem uma demanda grande de contratos a serem firmados no Estado e por que a tendência é que as obras vinculadas ao evento Copa do Mundo de 2014 finalmente ganhem intensidade. “Teremos um volume grande de obras, principalmente em Curitiba, e isso garante um crescimento sustentável”, diz Baú, cujo sindicato engloba três mil construtoras no Paraná – a maior parte de pequeno porte.
Além da capital paranaense, Londrina é a outra cidade do Estado com previsão de um número acentuado de obras. Por isso, avalia o SindusCon-PR, o Paraná seguirá liderando a região sul na construção civil, consolidando-se como o quinto principal do Brasil no setor. “A economia estadual desacelerou menos no fim de 2011 do que em outros estados, o que estimula projeções positivas”, analisa Marcos Kahtalian, diretor de marketing do SindusCon-PR.
Outra expectativa é que a construção civil paranaense se mantenha aquecida por conta do programa recentemente lançado pela prefeitura de Curitiba para mudar o perfil urbano da Linha Verde, e cujo investimento estimado é de R$ 3 bilhões. No balanço divulgado pelo SindusCon-PR, esse empreendimento é considerado um dos mais relevantes para 2012. “Com a possibilidade de ampliar as construções em altura, teremos maior volume de habitações e, consequentemente, mais emprego, renda e arrecadação ao município”, afirma Normando Baú.
O SindusCon-PR, no entanto, considera que há gargalos a serem superados no Estado para que a construção civil paranaense apresente números ainda mais relevantes. Entre eles, está a qualificação da mão de obra e o investimento na industrialização do setor. Por isso, em 2012, o sindicato pretende incentivar o combate à informalidade no interior do Paraná, para que os canteiros de obra atinjam níveis iguais aos já alcançados em Curitiba e região metropolitana. Também está nos planos do SindusCon-PR estimular o uso de tecnologia e racionalização de processos. “Ainda é necessário consolidar o setor, principalmente no que se refere a melhorar etapas de industrialização”, conclui Marcos Kahtalian.
Entrevistados
Normando Baú e Marcos Kahtalian, respectivamente presidente e diretor de marketing do SindusCon-PR (via assessoria de imprensa)
Contato: imprensa@sindusconpr.com.br (assessoria de imprensa)
Créditos foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.