Shopping em terreno pequeno é a obra de 2016
Empreendimento construído em São Paulo usou elementos pré-fabricados de concreto, cuja complexidade superou estruturas das Olimpíadas do Rio
Empreendimento construído em São Paulo usou elementos pré-fabricados de concreto, cuja complexidade superou estruturas das Olimpíadas do Rio
Por: Altair Santos
O shopping Morumbi Town, na cidade de São Paulo-SP, foi o vencedor do Prêmio Obra do Ano em pré-fabricados de concreto, que desde 2011 é concedido pela ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto). O empreendimento tem 30.800 m² e impôs desafios, tanto no contexto de engenheira quanto no de arquitetura e de logística. A construção está situada em um terreno pequeno, com grande movimentação de veículos e pessoas, o que exigiu planejamento minucioso e preciso para a montagem das estruturas.

O projeto estrutural das lajes e dos painéis é de Marcelo Cuadrado Marin, já o projeto estrutural dos pilares e das vigas ficou sob a responsabilidade do engenheiro Cesar Pereira Lopes. O fornecimento das estruturas de pré-fabricado de concreto ficou a cargo da Leonardi Construção Industrializada. O volume de concreto usado para produzir os elementos pré-fabricados chegou a 6.076,72 m³, para um edifício com 11 pavimentos e 38 metros de altura. A equipe técnica conseguiu desenvolver peças esbeltas com 80 MPa. Com isso, obteve significativa redução de seções na estrutura e também na seção das lajes, favorecendo o transporte.
Outro desafio foi o desenvolvimento de fachadas arquitetônicas, através de painéis de concreto com alto relevo. Eles se apóiam em estruturas metálicas, que se sobressaem para produzir efeito de sombreamento e volume. Quanto à sustentabilidade, além de muitos metros quadrados de iluminação natural foram projetadas paredes vivas com cinco tipos diferentes de plantas. O uso da vegetação, além de tornar a construção mais amigável ao meio ambiente, ajuda no desempenho térmico da edificação. “O elemento natural gera benefícios ao local, amenizando a radiação solar, graças ao sombreamento”, explica o engenheiro Cesar Pereira Lopes.
Obras da Rio 2016

O Morumbi Town concorreu com duas obras construídas para os Jogos Olímpicos Rio 2016: o Centro Olímpico de Tênis, que teve projeto estrutural de Charles J.R Hipólito e Antonio Monteiro, e projeto arquitetônico de Miriam Haddad Sayeg, e as arenas Carioca 1, 2 e 3, cujo projeto arquitetônico é de Celso Girafa e o projeto estrutural de João Luis Casagrande. Também foi conferida menção honrosa a outros dois empreendimentos que se destacaram no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto: a Escola Senai São Caetano do Sul, no ABC paulista, e o shopping Carapicuíba, no interior de São Paulo.
Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da ABCIC, o prêmio reconhece o empenho e a dedicação de todas as empresas e profissionais envolvidos com a construção industrializada de concreto. “Os projetos inscritos em diversos segmentos mostram a versatilidade dessa solução de engenharia, além de demonstrar o avanço tecnológico do segmento e sua importância em termos de técnica, qualidade, sustentabilidade, produtividade e cumprimento de prazos ousados”, disse. A premiação aconteceu dia 1º de dezembro, reunindo empresários, profissionais da indústria de pré-fabricados, engenheiros, arquitetos, representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais de todo o país.
Entrevistados
– Engenheira civil Íria Doniak, presidente-executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) (via assessoria de imprensa)
– Equipe técnica da Leonardi Construção Industrializada (via assessoria de imprensa)
Contatos
abcic@abcic.org.br
atendimento@leonardi.com.br
Crédito Fotos: Leonardi Construção Industrializada
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/02/2025
Plano de Intervenção Urbana Arco Pinheiros: transformação urbana que promete requalificar São Paulo
Projeto de urbanização Arco Pinheiros busca equilíbrio entre desenvolvimento urbano, sustentabilidade e inclusão social. Crédito: Divulgação A cidade de São Paulo está prestes…
19/02/2025
Mercado imobiliário bate recorde histórico de lançamentos e vendas em 2024 e encara desafios para 2025
Compra da casa própria para imóveis novos vai ser mais estimulada do que financiamentos para imóveis usados. Crédito: Envato O mercado imobiliário brasileiro fechou 2024 com…
19/02/2025
Edital para duplicação em concreto da rodovia PR-412 é homologado
Legenda: A obra da PR-412 receberá um investimento de R$ 274,5 milhões. Crédito: DER/PR Em dezembro de 2024, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
