Setor de suprimentos requer equipe de inteligência
Departamento permite medir indicadores, planejar e trabalhar com estratégias para municiar a área de compras das construtoras
Atividades permitem medir indicadores, planejar e trabalhar com estratégias para municiar a área de compras das construtoras
A cotação pura e simples, a fim de desencadear um processo de compras de materiais e serviços na construção civil, já não consegue atender as empresas que buscam margens satisfatórias em seus negócios, sem abrir mão da qualidade. Segundo a engenheira civil Tathyana Moratti, que é gerente em inteligência de suprimentos, as construtoras – principalmente as que têm grande demanda de materiais – estão optando por equipes de inteligência que abasteçam os setores de compra com informações, estratégias e planejamento.
A especialista alerta que, para que as equipes se consolidem, é importante que a construtora reconheça a importância de estabelecer uma gestão profissional e estratégica da área de suprimentos, integrada aos demais setores da empresa. “A inteligência precisa ter uma equipe independente, para não ficar atrelada ao foco do comprador, que é apenas comprar. O objetivo é medir indicadores, planejar e entregar esse trabalho ao setor de compras, para que ele não precise definir uma compra aos 45 minutos do segundo tempo”, compara Tathyana Moratti.
A engenheira civil afirma que, usando a inteligência de suprimentos, a construtora dificilmente é surpreendida. “O fornecedor raramente bate na porta da empresa e oferece desconto. Porém, se a companhia tiver uma equipe de inteligência que acompanhe as variáveis que definem os preços do fornecedor, como taxa de juros, incentivos fiscais, etc, é possível usar essa informação para negociar descontos”, informa.
Fornecedores estratégicos devem ser parceiros
Em sua palestra via webseminário, Tathyana Moratti abordou o livro “Compras estratégicas – Construa Parcerias com Fornecedores e Gere Valor Para Seus Negócios” (Claudio Mitsutani, Cesar Righetti, Cristiane Biazzin Villar,Fabio Miguel, Gustavo Menoncin Pereira, Marc Burbrige,Walter Freitas, Ed. Saraiva, 280 páginas). “O nível de competitividade atual, associado à busca da sustentabilidade de longo prazo, exige controle absoluto de suas despesas e dispêndio de investimentos. Por este motivo, as grandes organizações estão investindo nos profissionais da área de compras estratégicas, importante para o bom desempenho dos resultados operacionais”, cita a introdução da obra.
Voltando para Tathyana Moratti, a gerente de suprimentos destaca que a equipe de inteligência precisa que a empresa a municie com ferramentas para que ela possa buscar as informações que farão chegar ao fornecedor ideal. “Uma dessas ferramentas é o benchmarking para análise da concorrência. É necessário sempre se comparar a eles (os concorrentes) para ver se o que a empresa está fazendo é inovador ou está defasado”, destaca. A engenheira civil também reforça que a inteligência de suprimentos não pode abrir mão da relação de parceria com os fornecedores. “Isso traz ganhos que podem chegar a 10% no custo da compra, principalmente com os fornecedores estratégicos para uma obra”, completa.
Assista a íntegra do webseminário “Inteligência de suprimentos na construção civil”
Entrevistada
Reportagem com base no webseminário “Inteligência de suprimentos na construção civil”, com a engenheira civil Tathyana Moratti, pós-graduada em logística, mestre em ciências e gerente de inteligência de suprimentos
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.