Série grandes obras: Amazonas investe R$ 3 bilhões
Cinco grandes empreendimentos mobilizam a construção civil do maior estado do país, com destaque para a Arena Amazonas e o monotrilho.
Por: Altair Santos
O Amazonas prioriza atualmente cinco grandes obras que vão influenciar diretamente na infraestrutura do Estado. São elas, a Arena da Amazônia – uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014 -, o Monotrilho de Manaus, o centro de convenções do Amazonas, a duplicação da AM-070 e intervenções viárias no município de Manaus. Para essas obras, algumas em parceria com o governo federal, serão investidos R$ 3 bilhões nos próximos dois anos.
Dos empreendimentos, estão em construção a Arena da Amazônia e o centro de convenções. A próxima a sair do papel será a duplicação da AM-070, que faz a ligação entre a capital e os municípios de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru – todos eles integrantes da Região Metropolitana de Manaus. Essa obra tornou-se urgente, pois faz parte do complexo viário que tem como protagonista a ponte sobre o Rio Negro, inaugurada em 2011.
De acordo com o projeto executivo da duplicação da AM-070, está prevista a construção de duas pistas com 7,10 m de largura e acostamento e drenagem de 2,30 m para cada lado. A pista terá largura total de 18,80 m, além de contemplar a duplicação das pontes sobre o Rio Miriti e Rio Ariaú. O custo previsto para a realização desta obra será da ordem R$ 236 milhões e vai abranger 78 quilômetros.
Outro empreendimento prestes a começar é o que vai instalar um corredor de transporte coletivo na Avenida das Torres de Manaus. A pista onde vão circular os ônibus terá extensão de 11,2 quilômetros e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINFRA) tenta viabilizar junto à Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) para que o corredor seja construído em concreto. Esse projeto, assim como o do Monotrilho, receberá recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O Monotrilho é a obra mais cara do atual governo do Amazonas. Vai custar R$ 1,3 bilhão e será um metrô de superfície sustentado por vigas de pré-moldado numa extensão de 20 quilômetros e com capacidade para transportar 170 mil pessoas por dia. A assinatura do contrato ocorreu dia 10 de fevereiro de 2012 e a construção ficará a cargo do Consórcio Monotrilho Manaus, composto pelas empresas CR Almeida S.A., Engenharia de Obras Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A, além da Scomi Engineering BHD, responsável pelo fornecimento da tecnologia e dos veículos que irão compor o Monotrilho.
Segundo a secretária da SEINFRA, Waldívia Alencar, a assinatura do contrato permitirá o início da elaboração do projeto executivo. “A partir de agora, o consórcio vencedor da licitação inicia o projeto executivo e o delineamento da área onde será realizada a obra para implantação do Monotrilho“, afirmou. O empreendimento tende a consumir mais concreto pré-moldado do que a Arena da Amazônia. O estádio vai demandar a fabricação de 2,5 mil peças e tem consumo estimado de 26,2 mil m³ de concreto.
Ainda de acordo com Waldívia Alencar, essas novas obras também irão impulsionar a construção civil do Amazonas. “Elas trarão desenvolvimento socioeconômico e tecnológico ao setor. Obras como a da Arena da Amazônia e a do Monotrilho representam a absorção de tecnologias até então inexistentes em nosso mercado, principalmente no que diz respeito ao Monotrilho“, conclui.
Entrevistado
Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINFRA) do Amazonas
Contato: gabinete@seinf.am.gov.br / comunicacao@seinf.am.gov.br
Créditos foto: Divulgação /Roberto Carlos/SEINFRA
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.