SENAI auxilia pequenas construtoras a se adequarem ao PBQP-H
Certificação é pré-requisito para que as empresas busquem recursos na Caixa Econômica Federal e demais bancos
Os 4 Institutos SENAI de Tecnologia em Construção Civil, que existem no Paraná, em Brasília, em São Paulo e na Bahia, agora prestam consultoria às pequenas empresas que queiram aderir ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H). A vantagem de obter a certificação é que ela serve de pré-requisito para a concessão de financiamentos habitacionais em instituições financeiras, seja na Caixa Econômica Federal ou em outro banco.
A consultoria é destinada a todas as empresas que atuam no setor de execução de obras e elaboração de projetos. Primeiro, os técnicos dos Institutos SENAI de Tecnologia em Construção Civil realizam um diagnóstico da empresa, estruturam e padronizam os processos de produção e execução. O objetivo é garantir que todos os requisitos exigidos pela auditoria que concede a certificação sejam atendidos. Tanto a construtora quanto o escritório de projetos podem requerer um dos 2 níveis do PBQP-H, que são o A e o B.
As diferenças entre os níveis estão relacionadas com a quantidade de serviços e materiais controlados durante a obra, além do volume de requisitos atendidos, e que estão estabelecidos no referencial normativo SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil). Até o final de 2020, 1.894 construtoras estavam certificadas pelo PBQP-H. O ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), onde o programa está inserido, quer ampliar esse número para 3 mil até o final de 2022.
Cartilhas explicam como as empresas podem buscar a certificação no PBQP-H
Por isso, o MDR lançou no ano passado 3 cartilhas que explicam como as empresas podem buscar a certificação. Elas abordam os procedimentos sob 3 aspectos: o do construtor, do fabricante de materiais e do consumidor. Os documentos também estimulam a busca por sistemas inovadores de construção. Tanto é que o PBQP-H irá coordenar um concurso público para selecionar projetos inovadores no âmbito do programa Casa Verde e Amarela.
Atualmente, o PBQP-H é coordenado pela arquiteta e urbanista Rhaiana Bandeira Santana. Criado em 1998, o programa tem o propósito de induzir boas práticas e estimular a conformidade técnica dentro da cadeia produtiva da construção civil, através de 3 sistemas. Além do SiAC, o SiMaC (Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos) e o SiNAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais).
Os Institutos SENAI de Tecnologia em Construção Civil seguem os requisitos desses sistemas quando prestam assessoria às construtoras. Os IST também auxiliam na adequação das empresas à Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575). Um exemplo é o instituto inaugurado na década passada em Ponta Grossa-PR, que foi projetado e equipado para testar materiais e sistemas construtivos que atendam aos requisitos da norma. Nos laboratórios do IST localizado no Paraná é possível comprovar a qualidade e a segurança das edificações sob o ponto de vista estrutural, térmico, acústico e de resistência ao fogo.
Acesse as cartilhas do PBQP-H
Construtor
Fabricante
Consumidor
Clique e saiba mais sobre os Institutos SENAI de Tecnologia em Construção Civil
http://institutostecnologia.senai.br/
Entrevistado
Institutos SENAI de Tecnologia
Contato
institutos@cni.org.br
Bahia
contato@senaicimatec.com.br
Brasília
ist@sistemafibra.org.br
Paraná
https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/contato/
São Paulo
prodtecnologicos@sp.senai.br
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.