Segunda ponte entre Brasil e Paraguai tem 90% da obra concluída
Última peça que liga os dois países acaba de ser colocada. Ao todo, estrutura tem área de 16.019,15 m²
A segunda ponte entre Brasil e Paraguai, conhecida como Ponte da Integração, acaba de receber a última peça que liga os dois países, que é uma aduela. Atualmente, está com 90% da obra concluída.
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) e Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), está executando a obra, com recursos da Itaipu Binacional.
“Quando concluída, a ponte vai concentrar o tráfego de caminhões na fronteira entre os países, desafogando o trânsito no centro de Foz do Iguaçu, proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos moradores, bem como mais agilidade aos condutores de longa distância”, afirma Thiago Henrik Moreira, gerente de Obras e Serviços do DER/PR.
Estrutura da obra
Ao longo da obra, já houve momentos em que estiveram envolvidos simultaneamente em torno de 600 trabalhadores. Porém, hoje, próximo à conclusão, são em torno de 130 trabalhadores.
A Ponte Binacional, com estrutura estaiada, (tipo de ponte suspensa por cabos, constituída de dois mastros de onde partem cabos de sustentação para o tabuleiro da ponte) tem 760 m de comprimento, apoiada sobre 16 pilares e 2 caixas de equilíbrio. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.
“O vão central é todo estaiado e possui 470 metros de extensão e área de 9.306 m², formado por 2 aduelas de disparo, 34 aduelas típicas e 1 aduela de fechamento. O sistema de estais propostos para a ponte, com geometria assimétrica, é composto por 72 estais frontais, 36 estais de retaguarda e 8 estais verticais, totalizando 116 estais de comprimento 17.582,40 metros. A ponte possui 2 mastros principais, um em margem paraguaia e outro em margem brasileira, ambos com altura de 124 metros em relação ao tabuleiro da ponte e 185,04 metros até a fundação (lado Paraguai) e 190,17 metros (lado Brasil)”, aponta Moreira.
De modo geral, a ponte possui área de 16.019,15 m², um volume aproximado de 37.000 m³ de concreto e 3.500 toneladas de aço. A Minero Mix Concretos participou da obra do lado brasileiro, com 18.000 m3 de concreto e 8.000 toneladas de cimento, de acordo com Ivandro Savaris, gerente na Minero Mix Concretos.
Desafios: obra durante a pandemia
A obra foi iniciada em 2014 pelo Governo Federal, sendo uma contratação na modalidade RDCi, que prevê a elaboração de projeto e execução de obra em uma mesma empreitada. Mas somente em 2019, já com a parceria entre Governo do Paraná, Governo Federal e a Itaipu Binacional formalizada, e o contrato sub-rogado ao Governo do Paraná, tiveram início os serviços no trecho.
“Destacamos que a obra permaneceu em execução durante o auge da pandemia, seguindo todos os protocolos de segurança vigentes, estando agora em sua fase final, com índice de conclusão de cerca de 90%”, explica Moreira.
Fontes
Thiago Henrik Moreira é gerente de Obras e Serviços do DER/PR
Ivandro Savaris é gerente na Minero Mix Concretos
Contatos
Assessoria de imprensa DER: comunicacao@der.pr.gov.br
Ivandro Savaris: ivandrosavaris@hotmail.com
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
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