Rotesma participa da obra da Maltaria Campos Gerais
Empresa foi responsável por fazer pilares, vigas, painel de fechamento e escadas do Prédio de Ensilagem
A Rotesma, indústria de pré-fabricado em concreto, participou das obras da Maltaria Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR). Com 10.555,92 m², a construção está localizada às margens da PR-151, ao lado da Unidade de Beneficiamento de Leite da Unium. Quando pronta, a companhia estará apta a produzir 240 toneladas de malte por ano, volume que corresponde a 15% da demanda do mercado nacional.
Em visita à obra, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, afirmou que a Maltaria Campos Gerais é uma importante conquista para o município, que vai chegar a R$ 3 bilhões de investimentos e gerar 6 mil empregos diretos e indiretos. A conclusão integral da primeira fase está prevista para 2028 e a segunda para 2032. No entanto, o início da produção está previsto para o segundo semestre de 2023.
O projeto arquitetônico da Maltaria é assinado pela Wosniak Engenharia, enquanto a execução da obra foi realizada pela Tucumann Engenharia e Empreendimentos. A maltaria faz parte de um projeto de intercooperação entre as Cooperativas Agrária (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagrícola (Ponta Grossa) e Frísia (Carambeí).
Uso de pré-fabricados de concreto
À Rotesma coube a responsabilidade de fazer pilares, vigas, lajes, painel de fechamento e escadas do Prédio de Ensilagem. “Trata-se de uma torre com 57 m de altura, sendo que parte dela é confinada (fundos do prédio onde os silos estão sendo executados simultaneamente à montagem da estrutura pré-fabricada). Além disso, os pilares são seccionados em 6 partes. Todo prédio foi fechado com painel de fechamento de concreto, explica Leandra Merisio, diretora comercial da Rotesma. O início da montagem se deu em setembro de 2022 e a estrutura de pré-fabricados foi entregue em 8 meses.
Ao todo, a Rotesma utilizou 1.541.165,85 Kg de cimento nas peças pré-fabricadas de concreto. Os responsáveis pela obra optaram pela utilização desta técnica devido aos seguintes benefícios:
– O canteiro de obras se torna um espaço muito mais organizado e limpo;
– Redução da utilização de mão de obra, menos pessoas circulando no canteiro, consequentemente menos risco de acidentes;
– Velocidade na execução: o método construtivo pré-fabricado pode reduzir o tempo de execução da obra em até 40%, quando comparado com o procedimento convencional;
– Retorno do investimento: essa é uma vantagem importante. A maior velocidade de execução da obra resulta na antecipação da utilização da estrutura. Logo, o retorno do capital investido é mais rápido.
Contato:
Assessoria de imprensa: comunicacao@rotesma.com.br
Entrevistada
Leandra Merisio é diretora comercial da Rotesma
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.