Rodovia dos Imigrantes usa concreto especial de cura rápida em reparos

Método reduz significativamente o tempo de interdição sem comprometer a qualidade e a durabilidade da via

Obra utiliza concreto de alta resistência inicial para menor impacto operacional da rodovia
Crédito: Foto de domínio público

Em março de 2025, a Ecovias Imigrantes, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), anunciou a continuação das obras de substituição do pavimento rígido (concreto) na pista Norte da Rodovia dos Imigrantes, no trecho de serra entre os km 58 e 40.

“Desde o início da Concessão está entre as nossas obrigações contratuais a manutenção do pavimento rígido. É um serviço que fazemos todos os anos nas placas que necessitam alguma intervenção. Fazemos o monitoramento anual também dessas rodovias e das placas, mas também tem reparos menores”, informou Fernanda Meireles, gerente de engenharia da Ecovias Imigrantes. 

A ação faz parte de um amplo programa de recuperação do pavimento previsto para 2025, voltado à modernização e à conservação da malha viária, com o objetivo de proporcionar mais segurança e conforto aos motoristas e demais usuários.

De acordo com Fernanda, este trecho entre os km 58 e 40 é mais delicado, por ser uma subida de serra com um grande volume de veículos pesados. “Lembrando que esse trecho corresponde à Imigrantes construída na época da década de 70, então é normal a gente ter algumas manutenções”, pontua.

Gestão do tráfego

Com o alto volume de tráfego na região, é fundamental que as intervenções causem o menor impacto possível na operação. “Por isso, todo o planejamento das obras leva em conta a proximidade com a operação e outras frentes de trabalho em andamento, como as intervenções em obras de arte especiais e túneis, por exemplo. Diante desse cenário, neste ano buscamos alternativas que garantissem um serviço de qualidade, com o menor impacto operacional. A solução foi adotar um concreto de alta resistência inicial, que também oferecesse boa trabalhabilidade, essencial para a execução adequada do serviço”, relata Fernanda.

Nas faixas mais críticas, como as centrais, a Ecovias optou por esse concreto especial, com característica de alta resistência nas primeiras idades. “São utilizados aditivos específicos que favorecem o ganho de resistência em um curto espaço de tempo, sem comprometer a trabalhabilidade — fundamental para viabilizar as armações, a vibração e o acabamento de forma adequada. Esse concreto também precisa apresentar um bom desempenho em relação à retração, para assegurar a durabilidade e a qualidade final do pavimento.

Por se tratar de uma rodovia com tráfego intenso, a obra está sendo conduzida de maneira estratégica para preservar a segurança dos condutores. Durante a execução, a faixa 3 permanecerá interditada durante toda a semana, em período diurno e noturno, com o fluxo de veículos sendo direcionado para as faixas 1 e 2.

História da Rodovia dos Imigrantes

A Rodovia dos Imigrantes foi inaugurada em 1976, ligando São Paulo a Santos. Foi a primeira rodovia construída pela DERSA, a Desenvolvimento Rodoviário S/A. 

“A primeira pista da Imigrantes é a que chamamos de pista Norte, usada para a subida. Ela foi construída na década de 1970, em pavimento de concreto. Depois veio a chamada nova pista — embora já tenha 26 anos — construída pela Ecovias dentro do contrato de concessão. Um grande trecho dela também foi executado com pavimento rígido”, lembra Fernanda.

Uso do pavimento de concreto

De acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), dentre as estradas pavimentadas no Brasil, apenas 2 a 3% são pavimentadas em concreto. Embora seja uma técnica muito utilizada em outros países, aqui no Brasil, ainda existe um gargalo com relação ao conhecimento dos profissionais sobre este método construtivo.

Dentre as vantagens do método, segundo a ABCP, estão: 

  • Grande durabilidade com pouca manutenção: além de ter vida útil significativamente maior que o flexível, o pavimento rígido exige menor número de intervenções para manutenção;
  • Sem deformações nas vias: por ser rígido, o pavimento de concreto não costuma ter afundamentos, trilhas de roda ou buracos, como é o caso do asfalto;
  • Melhor visibilidade por reflexão e economia de energia elétrica;
  • Redução da distância de frenagem em até 40% com o pavimento em concreto;
  • Melhoria da sensação térmica;
  • O concreto é totalmente reciclável ao fim de sua vida útil, além de não ter o risco de lixiviação, isto é, contaminação do lençol freático;
  • Contribui com o meio ambiente por meio do coprocessamento de resíduos e das adições na sua produção. 

Entrevistada

Fernanda Meireles é gerente de engenharia da Ecovias Imigrantes. 

Contato

Assessoria de imprensa – imprensa@ecovias.com.br

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



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