Revisão da ABNT NBR 6118 é a mais esperada de 2021
Norma-mãe das estruturas de concreto passa pela 5ª atualização e pode entrar em vigor no 2º semestre
Sob a coordenação da engenheira civil Suely Bueno, e tendo como secretário o engenheiro civil Alio Kimura – ambos integrantes da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) -, a comissão de revisão encerrou o prazo para receber sugestões em 31 de dezembro de 2020. Ocorreram 108 propostas, que seguirão em análise antes que a ABNT NBR 6118 vá definitivamente para consulta pública. Em palestra no Concrete Show Xperience, que aconteceu no ano passado, Alio Kimura revelou quais as principais novidades que devem ser agregadas à revisão da norma.
Entre as possíveis mudanças, estão as que abordam a avaliação de conformidade do projeto e o uso indiscriminado do controle rígido dos cobrimentos. Também serão excluídas algumas tabelas redundantes e melhoradas fórmulas de cálculos, especificações e simbologias. No item “imperfeições globais” optou-se por uma definição mais clara. Da mesma forma, deverá ser revisada parte do texto de “estruturas de nós fixos e estruturas de nós móveis”. Idem para os itens sobre “consideração aproximada de não-linearidade física”.
Haverá ainda a retirada de parte da definição de sapatas flexíveis, a fim de evitar subjetividade. “Existem várias outras modificações e estimamos mais cinco reuniões para analisar as sugestões finais antes de encaminhar a revisão para consulta pública”, comenta Alio Kimura. “Não haverá alterações impactantes. O que se espera dessa revisão são melhorias e ajustes pontuais, reforçando a maturidade da norma. Obviamente, futuras revisões virão, quando poderemos abordar questões como sustentabilidade, robustez, novos materiais e melhorias dinâmicas, entre outros temas”, completa. Uma possível data para a publicação da nova ABNT 6118 seria 15 de julho de 2021.
História da norma coincide com a fundação da ABNT, em 1940
A norma nasceu em 1940, e se confunde com a fundação da ABNT. Surgiu com o nome de NB-1 (Norma Brasileira Número 1). Depois evoluiu para NBR 6118, recebendo atualizações em 1960, 1978, 2003 e 2014. Atualmente, ela abrange vários segmentos da engenharia civil, indo de projetistas a construtores até fabricantes. Também engloba uma ampla gama de obras, como a construção de residências, pontes, viadutos e barragens de hidrelétricas. Vale destacar que o Brasil é o único país da América Latina que possui uma norma técnica própria para estruturas de concreto.
Após a mais recente revisão, a ABNT NBR 6118:2014 foi reconhecida pela ISO (International Organization for Standardization) como norma de padrão internacional pela ISO/TC71 por atender aos requisitos da ISO 19338 – “Performance and assessment requirements for design standards on structural concrete”. O documento estabelece os parâmetros mundialmente aceitos para as normas de projeto de concreto estrutural, conferindo à norma-mãe a oportunidade de ser aceita em todo o mundo.
Entrevistado
Reportagem com base na palestra “Revisão da NBR 6118: a visão de quem entende do tema”, concedida dentro da Concrete Show Xperience pelo engenheiro civil Alio Kimura, secretário da comissão da ABNT que cuida da atualização da norma técnica
Contato
atendimento.concreteshow@informa.com
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
23/01/2025
Paraná regulamenta fundo para fomentar investimentos em infraestrutura
O governador Carlos Massa Ratinho Junior formalizou em novembro de 2024 a assinatura do Decreto 8.049/2024, que regulamenta o Fundo Estadual de Infraestrutura Inteligente…
23/01/2025
Rio Bonito obtém Acreditação do Inmetro e diferencia-se em soluções ambientais, sustentabilidade e coprocessamento de resíduos
A empresa Rio Bonito, especializada em soluções ambientais e coprocessamento, pertencente ao Grupo Itambé, conquistou a Acreditação do Inmetro para seu laboratório em novembro de…
23/01/2025
Colapso da ponte JK revela importância de análise de riscos e gestão dos serviços de manutenção
Colapso da Ponte JK mostra urgência de recursos para preservar o legado das infraestruturas. Crédito: Corpo de Bombeiros/Governo do Tocantins O desabamento da Ponte Juscelino…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.