Restauração das rodovias PRC-487 e PR-460 promete mais segurança e fluidez ao tráfego na região central do Paraná
Trecho entre Nova Tebas e Pitanga trará melhorias significativas para o transporte de carga

Crédito: Divulgação/DER
A restauração das rodovias PRC-487 e PR-460, entre Pitanga e o Rio Muquilão, na região central do Paraná, já era uma demanda necessária devido ao tempo de uso dessa estrada, cuja última intervenção ocorreu em 2003, quando o pavimento recebeu um reforço de 6 cm de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A estrada foi pavimentada em 1982, com estrutura composta por 45 cm de camadas granulares e 5 cm de revestimento em CBUQ.
Atualmente, o trecho apresenta condições regulares, mas a crescente demanda de tráfego, estimada em 4.030 veículos diários, dos quais 1.400 são comerciais, exige um reforço estrutural para garantir a segurança e eficiência da via. “A rodovia já não atende mais às necessidades da região com a qualidade esperada. Precisamos reforçar sua estrutura para que suporte o tráfego crescente e atenda às demandas futuras”, explica Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Impactos para a população e transporte de carga
As rodovias interligam regiões produtoras do Mato Grosso do Sul, Noroeste e Centro-Oeste do Paraná à BR-277, Curitiba e Paranaguá. Um dos principais geradores de tráfego é uma das maiores cooperativas da América Latina, que envia cerca de 12.000 toneladas de produtos diariamente ao Porto de Paranaguá.
A reestruturação garantirá maior fluidez ao tráfego, melhorias na capacidade das interseções, ampliação das terceiras faixas e correção de curvas perigosas, tornando o trajeto mais seguro para motoristas e pedestres. “Com essas melhorias, os motoristas terão um trajeto mais seguro e eficiente, reduzindo o tempo de deslocamento e os riscos de acidentes”, destaca Janice.
Principais melhorias previstas
A obra inclui diversas intervenções para aprimorar a infraestrutura das rodovias, como:
- Construção de um viaduto no entroncamento das rodovias PR-460 e PRC-487, com 35 metros de comprimento e 11,8 metros de largura;
- Duas rótulas fechadas, localizadas nos acessos a Nova Tebas (km 254,42) e Catuporanga (km 255,89);
- Correção geométrica de curvas, abrangendo nove curvas horizontais e três curvas verticais;
- Adequação das faixas adicionais, que passarão a ter 3,50 metros de largura e 1,20 metros de faixa de segurança;
- Nova iluminação viária, incluindo a instalação de 1.200 metros de iluminação em interseções e no perímetro urbano de Catuporanga;
- Melhorias em quatro pontes, com manutenção estrutural, instalação de defensas metálicas e drenagem eficiente para prevenção de erosão;
- Novo sistema de drenagem e sinalização, com substituição e recuperação de dispositivos de segurança.

Divulgação/DER
Opção pelo whitetopping
A restauração será feita por meio da técnica whitetopping, um pavimento rígido que se mostrou a solução mais vantajosa em termos econômicos. O método foi escolhido após uma análise comparativa com outras alternativas, levando em conta não apenas o custo inicial da obra, mas também os gastos com manutenção a longo prazo. “O whitetopping oferece maior durabilidade e menor custo de manutenção ao longo dos anos, garantindo uma infraestrutura de qualidade superior para os usuários da rodovia”, explica Janice.
Cronograma das obras
Inicialmente prevista para 11 de fevereiro de 2024, a abertura da licitação foi prorrogada para 8 de abril de 2025, enquanto a previsão de conclusão das obras é para julho de 2027.
Com essas mudanças, a expectativa é de que a região se beneficie não apenas em termos de segurança viária, mas também com o fortalecimento da economia local, facilitando o escoamento da produção e impulsionando o desenvolvimento regional. “É um investimento essencial para o Paraná, pois reforça nossa infraestrutura e dá suporte ao crescimento da nossa economia”, conclui Janice.
Entrevistada
Janice Kazmierczak Soares é graduada em Engenheira Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduada em Infraestrutura de Transportes pela Universidade Paulista (UNIP) e em Obras Públicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente, é diretora técnica do DER/PR.
Contato (Assessoria de Imprensa)
comunicacao@der.pr.gov.br
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
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