Novo aeroporto de Floripa prevê execução recorde
Privatizado, e sob a gestão da Zurich Airport AG, cronograma projeta que novas estruturas estejam em operação até maio de 2019
Privatizado, e sob a gestão da Zurich Airport AG, cronograma projeta que novas estruturas estejam construídas até maio de 2019
Na mais recente pesquisa de satisfação dos passageiros, que o ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil realiza mensalmente nos 20 principais terminais aéreos do país, o Hercílio Luz, em Florianópolis-SC, recebeu a pior avaliação: 3,51. O cenário, no entanto, tende a mudar. A Zurich Airport AG, que em 2017 ganhou a licitação para administrar o aeroporto de Floripa, iniciou dia 15 de janeiro de 2018 a construção de um novo terminal, e tem pressa. O cronograma prevê que a obra estará concluída em tempo recorde, ou seja, até maio de 2019, para que possa entrar em operação até outubro de 2019.
A operadora do aeroporto da capital catarinense agora se chama Floripa Airport. Com a conclusão do projeto executivo, as obras prioritárias são: readequação da via de acesso, finalização do pátio de aeronaves, estacionamento térreo descoberto para 2.580 vagas, novo terminal de passageiros com 10 pontes de embarque (fingers), um viaduto de acesso e o aumento de acostamento em pista de pouso. As obras estão a cargo da Racional Engenharia e o projeto investe maciçamente em estruturas pré-fabricadas de concreto e elementos de aço para conseguir dar agilidade à reforma.
Dos quatro aeroportos leiloados em 2017 (Porto Alegre, Fortaleza, Salvador e Florianópolis), o de Floripa é o primeiro a entrar em obras. “Já temos os projetos executivos validados pelo cliente e seremos os primeiros entre os aeroportos concedidos no leilão a dar início às obras. Não teríamos conseguido essa antecipação se não fosse o modelo de contrato Design & Build”, ressalta Erika Matsumoto, vice-presidente da Racional Engenharia, que apostou em muita Tecnologia da Informação para cumprir o cronograma. O empreendimento está utilizando os conceitos de VDC (Virtual Design and Construction), a partir do modelo BIM (Building Information Modeling) desenvolvido exclusivamente para o projeto.
Floripa Airport confia em conclusão dentro do cronograma
A construtora encampou a obra 100% e assumiu todos os projetos básicos e executivos do empreendimento, como arquitetura, fundações, estrutura, MEP (Mechanical, Electrical, and Plumbing [Mecânica, Elétrica e Hidráulica]), infraestrutura, paisagismo, mobiliário operacional, iluminação, Wayfinding (sinalização), BMS (Building Management System) e sistemas eletrônicos aeroportuários. “Estamos otimistas de que a fase de execução do projeto também será bem-sucedida e o projeto será entregue em tempo e dentro do orçamento”, diz Tobias Markert, CEO da Floripa Airport.
O valor integral da obra é de R$ 500 milhões, mas o contrato de remuneração entre a Floripa Airport e a Racional Engenharia é no modelo PMG (Preço Máximo Garantido), em que a construtora recebe bônus se finalizar a construção no prazo ou antes, mas assume o ônus se ocorrer atraso. A obra envolve as seguintes áreas:
• Terminal de passageiros: 49.900,04 m²
• Central de utilidades técnicas: 656,94 m²
• Edifício Corpo de Bombeiros: 1.396,13 m²
• Área de acesso: 148,60 m²
• Viaduto: 4.589,76 m²
• Estacionamento e sistema viário interno: 105.908,46 m²
• Pátio e pistas de aeronaves: 312.795,00 m².
Veja vídeo de como ficará o aeroporto de Floripa após a reforma
Entrevistados
Racional Engenharia e Floripa Airport (via assessorias de imprensa)
Contato: imprensa@floripa-airport.com
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.