Projeto realiza capacitação digital de profissionais da construção
Programa oferece cursos introdutórios de informática e facilita o acesso à internet para os participantes
Uma das grandes questões do setor da construção civil é a falta de mão de obra, além da qualificação destes profissionais. Com a necessidade cada vez mais latente da modernização do canteiro de obras, um dos grandes desafios é integrá-los ao uso de tecnologias. Para promover a inclusão digital dos colaboradores do canteiro de obras, o departamento de Recursos Humanos da Grupo A.Yoshii, em colaboração com o Instituto A.Yoshii e em parceria com o Senai Londrina, desenvolveu o Projeto Click.
O programa acontece regularmente, duas vezes por semana ao longo de todo o ano, oferecendo cursos introdutórios de informática, workshops e facilitando o acesso à internet para os participantes.
“O Projeto ‘Click – Inserção Digital’ teve início em 2010 com o objetivo de promover o acesso dos colaboradores do Grupo A.Yoshii ao universo digital, por meio de aulas de informática básica”, pontua Aparecido Siqueira, presidente do Instituto A.Yoshii.
De acordo com Siqueira, em 2024 os alunos darão início ao módulo II do curso, com aulas até o mês de abril. O projeto é divulgado nos canteiros de obras para todas as lideranças (mestres, contramestres, encarregados, almoxarifes e administrativos) e aqueles que tiverem interesse devem se inscrever conforme a disponibilidade de novas turmas.
“A expectativa é dar continuidade ao projeto no próximo ano, com uma nova turma em Londrina. A expansão dessa iniciativa para as outras praças onde o Grupo A.Yoshii atua – Maringá, Curitiba e Campinas – está em avaliação”, destaca Siqueira.
Resultados
Até o momento, o Projeto Click já beneficiou mais de 130 colaboradores, segundo Siqueira. Mas os resultados vão além de números.
“Adquirir conhecimentos básicos em informática é fundamental para a inclusão e o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo. Com as aulas do ‘Projeto Click’, os colaboradores relatam avanços no trabalho diário, como na questão da digitação, no manuseio dos notebooks e em outras ferramentas digitais de trabalho, no acesso às planilhas de Excel e às ferramentas de pesquisa na internet, além de
envio de e-mails”, relata Siqueira.
O mestre de obras Emerson Aparecido de Jesus é responsável por coordenar todos os serviços no canteiro e se interessou pelo projeto porque nunca teve a chance de fazer um curso de informática. “Quero muito aprender para estar atualizado, poder responder e-mails de trabalho, montar planilhas, fazer pesquisas e buscar arquivos. Oportunidades como essa mostram que a empresa valoriza as pessoas, não apenas o trabalho. Para mim, todo esse aprendizado é mais um degrau rumo ao meu desenvolvimento pessoal e profissional”, comenta.
Da mesma forma, o mestre hidráulico Mauro Caetano sempre teve vontade de aprender, mas nunca encontrava o momento certo. “Como hoje em dia tudo está ligado ao meio digital, eu não poderia ficar para trás. Ainda estou me familiarizando com as teclas, mas já estou ganhando mais confiança com as aulas e muito motivado com esse novo aprendizado, pois, no dia a dia, tenho que me comunicar a todo momento com os mestres de obras e engenheiros para discutir os projetos, além de trabalhar com planilhas. Encaro essas aulas como uma grande oportunidade para me desenvolver profissionalmente e na vida pessoal também. É um conhecimento essencial”, afirma.
Entrevistados
Aparecido Siqueira é presidente do Instituto A.Yoshii.
Emerson Aparecido de Jesus é mestre de obras.
Mauro Caetano é mestre hidráulico.
Contato
Assessoria de imprensa Instituto A.Yoshii – analuiza@centralpress.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor de construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.