Projeto deixa rua de Jundiaí mais segura e acolhedora
Criação de uma Área da Infância e de ciclofaixas foram algumas das medidas adotadas
A iniciativa Ruas Completas SP concluiu seu primeiro projeto-piloto realizado em Jundiaí (SP), transformando a rua Lacerda Franco em um local mais arborizado, seguro e atrativo para as crianças.
A ação é uma parceria entre a WRI Brasil, a Vital Strategies, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Instituto Cordial e a Respeito à Vida (Detran-SP), que têm como objetivo reduzir as mortes e as lesões no trânsito. Outras 19 cidades do Estado de São Paulo fazem parte do projeto, além de várias outras localidades pelo país.
Em Jundiaí, houve intervenção em aproximadamente 400 metros da via, com ampliação do espaço reservado para pedestres e ciclistas, que passou de 37,6% para 55% da área de rua. Uma ciclofaixa bidirecional foi criada, além de extensão da calçada, com triplicação do número de bancos distribuídos pelo espaço. Novos vasos, balizadores e tachões também foram colocados para aumentar a segurança e a tranquilidade de quem estiver por ali.
Na rua Lacerda Franco, agora há a chamada Área da Infância de Jundiaí, que abriga, desde 2021, um espaço municipal instalado em um prédio histórico – com atividades educativas e culturais dedicadas especialmente às crianças. Com a reestruturação do entorno do local, agora é possível que os pequenos brinquem ao ar livre, com mais conforto e segurança, em um amplo espaço de lazer.
Diminuindo a velocidade dos carros
A principal medida para evitar acidentes foi a diminuição da velocidade máxima da via para 30 km/h, além de uma sinalização especial dizendo que aquela é uma Área da Infância. As primeiras ações de monitoramento da rede Ruas Completas SP mostram que as mudanças já surtiram efeito, e que as motocicletas e os carros, que antes atingiam média de 50 km/h e 40 km/h, respectivamente, agora trafegam a 20 km/h. Uma queda significativa, já que, de acordo com dados da WRI Brasil, cada 1 km/h mais lento pode representar 4,5% menos ocorrências fatais.
Além disso, a implementação de uma chicana (medida de moderação de tráfego que faz com que o veículo precise contornar uma pintura, por exemplo) serve para dificultar o acesso a velocidades elevadas. “Em Jundiaí, nossos investimentos com campanhas de conscientização e fiscalização estão focados justamente nisso: diminuir as mortes no trânsito”, disse o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, durante a seleção do município para o projeto Ruas Completas SP. “Nos últimos anos, o número de acidentes tem diminuído na nossa cidade, mas ainda é possível conquistar números melhores.”
Para realizar as obras de acordo com a necessidade do local, a prefeitura ouviu moradores e fez reuniões com comerciantes, para colher percepções e saber dos anseios de cada grupo.
Além de Jundiaí, a rede inclui as seguintes localidades do estado de São Paulo: Araraquara, Bauru, Bebedouro, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Catanduva, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
Fontes
WRI Brasil
Frente Nacional de Prefeitos
Prefeitura de Jundiaí
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.