Projeto Construa Brasil: novos guias e cursos EAD buscam agilizar e modernizar o setor
Iniciativa do MDIC continua a incentivar a construção civil, 16 meses após seu lançamento
Foi em abril de 2022 o lançamento do Construa Brasil, um projeto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que pretende desburocratizar, digitalizar e industrializar o setor da construção por meio da melhoria do ambiente de negócios, contribuindo, assim, para a geração de empregos, a elevação do PIB e a retomada da economia.
Hoje, 16 meses depois, e com novo governo, a iniciativa segue promovendo ações para o cumprimento das metas traçadas no início. São elas:
- Convergência dos Códigos de Obras e Edificações (COE);
- Melhoria do processo de concessão de alvará para construção;
- Difundir o BIM e seus benefícios;
- Apoiar ações de estruturação do setor público para a adoção do BIM;
- Criar condições favoráveis para o investimento público e privado em BIM;
- Estimular o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM;
- Identificar e adequar o regulamento técnico para incentivo à Coordenação Modular;
- Incentivo à construção industrializada.
Novos cursos EAD e guias orientativos
Duas novas medidas do Construa Brasil foram apresentadas em março deste ano durante a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Uma delas refere-se ao lançamento das segundas edições atualizadas de duas publicações: o Guia de Boas Práticas para Códigos de Obras e Edificações e o Guia de Boas Práticas para Obtenção de Alvarás de Construção.
Enquanto o primeiro apresenta exemplos adotados por municípios que modernizaram suas legislações urbanísticas, com orientações para a elaboração de regulamentos para edificações, o segundo traz sugestões para eliminar o excesso de burocracia nos processos de licenciamento de obras, com sugestões de ações de racionalização, integração e automatização de dados e procedimentos.
A outra iniciativa mostrada tem a ver com a disponibilização de cursos EAD (ensino à distância), para capacitar as equipes municipais e servir de suporte na implementação das mudanças de legislação pretendidas. Um dos módulos, por exemplo, aborda a interação eficiente entre tecnologias e codificações que compõem o BIM (sigla para Building Information Modelling – em português, Modelagem da Informação da Construção). Os cursos são abertos, gratuitos e contam com a emissão de certificado.
Resultados do Construa Brasil
A desburocratização é o primeiro dos três eixos do projeto, que também foca na digitalização e na industrialização do setor. No início de agosto deste ano, os resultados do Construa Brasil foram os destaques de um painel apresentado durante o evento Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae, em Brasília.
E dois dos casos abordados foram justamente sobre as experiências de desburocratização do programa nas cidades de Birigui (SP) e Porto Velho (RO), que reduziram o tempo de emissão do alvará de construção civil para 30 dias, em vez dos seis meses habituais.
“As experiências mostradas no evento deixam em evidência o grande êxito do programa Construa Brasil no processo de desburocratização, reduzindo de forma substancial o tempo de liberação de alvarás, que é fundamental para acelerar as obras de construção civil no Brasil, que tem por finalidade principal gerar emprego e renda para o país”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira.
Outro exemplo mostrado foi o caso da construção da Escola Municipal de Tapera, em Florianópolis (SC). Com o uso da modelagem, o local foi construído em 12 meses, metade do tempo previsto. O BIM, utilizado no processo, é um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais da obra, de modo colaborativo, servindo a todos os participantes do empreendimento durante o ciclo de vida da construção.
Fontes
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.