Principal obra da Tamoios, maior túnel do Brasil é 100% vazado
Ao longo da perfuração de 5,5 quilômetros foram utilizados 80 mil m³ de concreto para dar sustentação às paredes
A duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, principal ligação com o litoral norte paulista, terá o mais longo túnel do Brasil, com 5,5 quilômetros de extensão e seção de 122 m². Na 1ª semana de julho de 2021, a perfuração das rochas foi 100% concluída. O vazamento do túnel – termo técnico usado pela engenharia – utilizou tuneladora combinada com explosões. A obra, que é a mais complexa da rodovia, tem o formato de ferradura e gerou consumo de 80 mil m³ de concreto para dar sustentação às paredes, juntamente com tirantes-chumbadores.
Além do grande volume de concreto, a operação para abrir o maior túnel rodoviário do Brasil resultou em 1,7 milhão de m³ de rocha escavada e transportada. Foram detonadas 3 mil toneladas de explosivos e utilizados 85 mil tirantes-chumbadores de 4,5 metros de comprimento cada um. Já o número de equipamentos de grande porte na etapa de escavação chegou a 94. Essas máquinas também foram utilizadas para a abertura de outros quatro túneis que compõem o complexo da Tamoios que corta a Serra do Mar e se estende por 21,52 quilômetros. Porém, o trecho mais desafiador para a engenharia é o que está entre os municípios de Caraguatatuba e Paraibuna.
Nesse traçado de 12,6 quilômetros concentram-se os 5 túneis e 11 obras de arte, que incluem uma ponte, um pontilhão e 9 viadutos. O conjunto de construções tem o objetivo de manter a declividade de subida da serra em 5%, além de atender o projeto com curvas menos acentuadas e faixas de rolamento mais largas. Quando a duplicação estiver concluída, o trecho em construção atenderá o fluxo de veículo no sentido litoral-Vale do Paraíba, enquanto a estrada antiga será usada pelos veículos que descem em direção ao litoral norte. A previsão é que o novo trecho da Rodovia dos Tamoios seja concluído no 1º semestre de 2022. Toda a obra estima consumir cerca de 300 mil m³ de concreto.
Perfuração do túnel empregou tecnologias nunca utilizadas na engenharia brasileira
A perfuração do principal túnel do novo trecho da Tamoios contou com uma equipe de 300 pessoas. Também foram empregadas tecnologias nunca usadas no Brasil pela empreiteira Queiroz Galvão. Por se tratar de obra em reserva de Mata Atlântica, para acessar um dos emboques do túnel foi necessário construir uma escada com 1.200 degraus e desnível de 420 metros de altura. Outro equipamento utilizado foi o teleférico de carga para o transporte de trabalhadores, materiais e equipamentos, o que evitou danificar a mata. O manejo de infiltrações de águas subterrâneas também se revelou um desafio. Houve trechos em que foram enfrentadas infiltrações de 80 mil litros por hora.
Além do túnel mais extenso do Brasil, a Rodovia dos Tamoios também terá o segundo maior túnel do país, com 3.675 metros. Entre as obras de arte, a maior será um viaduto com 930 metros. Para atender as etapas de concretagem, uma central dosadora com capacidade para 150 m³/hora foi instalada no canteiro de obras. Nos túneis, o pavimento rígido tem 24 centímetros de espessura, de acordo com especificações do projeto. A Tamoios, também conhecida como SP-99, foi inaugurada em 1957 e o traçado atual tem 84,5 quilômetros.
Entrevistado
Construtora Queiroz Galvão e Concessionária Tamoios (via assessorias de imprensa)
Contatos
www.concessionariatamoios.com.br/contato
www.construtoraqueirozgalvao.com.br/contato/fale-conosco
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
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