27/12/2023

Premiação espanhola elege Curitiba como a cidade mais inteligente do mundo

Capital do Paraná foi a vencedora na categoria Cidades, no World Smart City Awards, realizado em Barcelona

Pirâmide Solar é uma das iniciativas de sucesso de Curitiba.
Crédito: José Fernando Ogura/SMCS

A prestigiada competição internacional World Smart City Awards, realizada em Barcelona, na Espanha, desde 2011, tem o objetivo de reconhecer e premiar as cidades mais inovadoras e sustentáveis do planeta, que se destacam ao adotar projetos e estratégias pioneiras em direção a um futuro mais inteligente urbanisticamente.

E o Brasil saiu vencedor na categoria principal. Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo de 2023, por suas ações voltadas ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental. No total, foram 411 inscrições vindas de 63 países. A capital do Paraná desbancou outros cinco concorrentes na fase final: Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Reino Unido).

Composto por especialistas, o júri levou em conta a abordagem sustentável com a qual a metrópole vem enfrentando seus desafios urbanos. O site oficial diz que “a cidade está preparada para o futuro ao mesmo tempo que cuida do seu presente, construindo uma cidade inteligente e sustentável que melhora a qualidade de vida dos cidadãos”.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, esteve presente na cerimônia de premiação, realizada no dia 8 de novembro, e destacou o empenho do município em busca de inovações. “A Prefeitura de Curitiba tem implantado soluções para manter a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, afirmou. “Curitiba é, historicamente, referência em inovação, e, a partir de 2017, com a criação do Vale do Pinhão, estendemos o pensamento inovador para a transformação tecnológica dos serviços públicos e nos tornarmos também referência em cidade inteligente.”

O Vale do Pinhão é um programa criado com o objetivo de fortalecer e potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, da economia criativa e da tecnologia. Os pilares da iniciativa incluem reurbanização, sustentabilidade, educação digital e incentivos fiscais, com modernização das leis e desburocratização das atividades ligadas ao projeto.

Marcelo Rangel, secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, também esteve presente em Barcelona e fez questão de ressaltar a importância do prêmio. “Para nós, paranaenses, é um orgulho ver Curitiba no topo do mundo no quesito inovação. O Vale do Pinhão é um exemplo mundial”, disse. “2023 tem sido um ano muito especial. O Paraná é destaque nacional e internacional com cidades inteligentes, com diversos municípios e ecossistemas de inovação sendo premiados. Isso é fruto de um trabalho em conjunto, dos governos municipais e estadual, juntamente com o setor produtivo e sociedade civil.”

O prefeito Rafael Greca recebeu o principal prêmio do World Smart City Awards, na categoria “Cidades”.
Foto: Divulgação

Iniciativas inovadoras de Curitiba 

Além do Vale do Pinhão, um dos principais destaques da cidade foi a inauguração da Pirâmide Solar, a primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro desativado da América Latina. Apenas em seus primeiros seis meses de funcionamento, completados em outubro, foram geradas cerca de 2 mil megawatts/hora de energia, capazes de suprir até 2 mil casas durante o mesmo período.

Também houve o lançamento de aplicativos, a partir de 2017, para facilitar o acesso a serviços como nota fiscal, atendimentos de saúde e créditos para estacionamento. Em relação às ações ligadas ao urbanismo, quase 100%, atualmente, são online, incluindo solicitação de alvarás, instalação de publicidades e atualização de dados cadastrais.

Já o projeto do Bairro Novo do Caximba tem como objetivo promover a recuperação do ambiente urbano, com a construção de um bairro inteligente para 1.693 famílias, em uma Área de Preservação Ambiental. A redução de emissão de gases e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas também estão presentes no setor da eletromobilidade, já que a cidade está em fase de testes dos ônibus elétricos, que devem operar a partir de 2024. Atualmente, há disponíveis 500 bicicletas compartilhadas, mecânicas e elétricas, ativadas por meio de aplicativos.

Fontes
Governo do Estado do Paraná
Prefeitura Municipal de Curitiba
World Smart City Awards

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience


27/12/2023

Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo