PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira será revitalizada para aumentar capacidade de tráfego
Projeto, que prevê a restauração completa da pista atual, utiliza técnica de whitetopping, devendo ser concluída até final de 2026
A rodovia PR-151, um dos principais eixos de ligação entre os municípios de Ponta Grossa e Palmeira, na região dos Campos Gerais (PR), será revitalizada por meio de uma obra de grande porte, no valor de R$ 257 milhões, que visa não apenas restaurar o pavimento existente, mas também ampliar a capacidade de tráfego.
A licitação, lançada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), foi vencida pelo Consórcio Palmeira, formado pelas empresas Castilho Engenharia e Empreendimentos S/A e Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. A obra contempla uma série de intervenções ao longo de 32,71 quilômetros de rodovia, desde o entroncamento com a PR-438 até a BR-277, em Palmeira.
Esta obra é uma resposta à crescente demanda de veículos pesados e ao atual estado da via, que não comporta mais o fluxo de tráfego sem frequentes manutenções. De acordo com os estudos de tráfego do projeto da obra, o Volume Médio Diário (VMD) deve chegar a 10.142 veículos até 2034.
Atualmente, no trecho da PR-151 contemplado pela obra, trafegam 7.547 veículos por dia, sendo 1.819 veículos comerciais (ônibus e caminhões). Nas condições atuais, esse volume gera filas e congestionamentos, aumentando o tempo de viagem. Com as terceiras faixas, alargamento das faixas, novos acostamentos e vias marginais, além das melhores condições de trafegabilidade do pavimento de concreto, serão solucionados esses problemas.
De acordo com Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR), o principal objetivo da obra é garantir mais segurança aos usuários da rodovia, além de reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios. “Atualmente, a PR-151 necessita de intervenções constantes de manutenção, e o pavimento não suporta adequadamente o volume de tráfego. A restauração e ampliação da rodovia vão melhorar significativamente as condições de tráfego, aumentando a capacidade e a segurança da via”, afirma.
Uso de whitetopping para maior durabilidade
O projeto prevê a restauração completa da pista existente utilizando a técnica de whitetopping, uma solução inovadora para rodovias de tráfego intenso, como é o caso da PR-151. Essa técnica consiste na aplicação de placas de concreto sobre o pavimento asfáltico atual, garantindo maior durabilidade e reduzindo a necessidade de manutenções frequentes.
O uso do whitetopping tem se mostrado uma escolha ideal para rodovias que apresentam desgaste estrutural, mas que ainda mantêm condições adequadas para suportar a base do novo pavimento. “O concreto aplicado oferece uma vida útil muito superior à do asfalto, suportando cargas pesadas com mais resistência ao desgaste”, explica Janice.
Patrícia Oltramare, gestora de Licitações e Contratos da Dalba Engenharia, empresa que integra o consórcio vencedor da licitação, reforça a importância da escolha do pavimento em whitetopping, uma vez que o tráfego pesado exige uma solução robusta e de longa durabilidade.
“O whitetopping não só prolonga a vida útil do pavimento, como também reduz os custos de manutenção a longo prazo. Esse tipo de pavimento é a melhor escolha para rodovias como a PR-151, que enfrentam cargas pesadas diariamente“, assinala.
Faixas de rolamento e acostamento serão ampliados
O segmento da rodovia entre o quilômetro 344,51 e o quilômetro 377,22 será restaurado e ampliado. As faixas de rolamento, que atualmente têm 3,10 metros de largura, passarão a ter 3,60 metros, com acostamentos de três metros, proporcionando mais espaço para os veículos.
Além disso, serão construídas novas terceiras faixas, totalizando 15,2 quilômetros, em pontos estratégicos ao longo da rodovia, o que permitirá melhor fluidez no trânsito, principalmente em trechos onde o tráfego de veículos pesados é mais intenso.
Projeto inclui intervenções para segurança da população
Além das melhorias no pavimento e na capacidade da rodovia, o projeto inclui obras voltadas para a segurança e o bem-estar da população. Na travessia urbana de Palmeira, por exemplo, está prevista a construção de um viaduto sobre as ruas XV de Novembro, Manoel Ribas e Daniel Mansani, com o intuito de separar o fluxo rodoviário do trânsito local. “Essa segregação é essencial para evitar conflitos entre veículos pesados e o tráfego urbano, garantindo mais segurança para os pedestres e motoristas locais”, destaca Patrícia.
Ela detalha o aspecto técnico do viaduto, que terá 524,76 metros de extensão, cuja obra prevê pilares de concreto, com vigas pré-moldadas de 20 metros de comprimento. Abaixo do viaduto, serão implantadas passagens inferiores com duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada, além de faixas de segurança e guarda-rodas. “Sobre o viaduto serão instaladas barreiras de proteção tipo New Jersey, garantindo ainda mais segurança para os motoristas”, observa.
Melhorias estruturais e ambientais
Outra modificação importante prevista no projeto é o alargamento da ponte sobre o Rio Forquilha, que será ampliada em 4,80 metros para acomodar uma faixa de serviço de 60 centímetros, uma ciclovia de três metros e uma faixa de passeio de 1,20 metros.
O objetivo é melhorar a mobilidade urbana e promover o uso de transportes não motorizados. “O alargamento será feito com vigas pré-moldadas, apoiadas em pilares com 80 centímetros de diâmetro, garantindo a estabilidade e a segurança da nova estrutura”, afirma Patrícia.
Além das melhorias viárias, o projeto contempla a execução de obras complementares voltadas para a sustentabilidade ambiental e a integração urbana. O sistema de drenagem da rodovia será modernizado para evitar alagamentos e erosões, aproveitando dispositivos já existentes, como bueiros e galerias.
Novas valas de proteção e dissipadores de energia serão instalados em áreas críticas, onde o escoamento da água precisa ser controlado com mais eficiência. “Essas melhorias visam preservar o entorno da rodovia, minimizando os impactos ambientais causados pela obra”.
No trecho da Colônia do Lago, onde o tráfego local e rodoviário se encontram, está prevista a construção de vias marginais para segregar os dois fluxos. As faixas de rolamento nas vias marginais terão 3,30 metros de largura, com acostamentos de dois metros e passeios de 1,20 metros. Isso permitirá que o tráfego local se desloque com segurança, sem interferir na rodovia principal.
Modernização da iluminação pública
Outro aspecto relevante do projeto é a modernização da iluminação pública em todo o trecho urbano de Palmeira, onde serão instaladas luminárias de LED nos retornos e nas vias marginais. Essa atualização vai melhorar a visibilidade noturna e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. No projeto, também estão incluídos o remanejamento de adutoras e redes elétricas e a criação de ciclovias e faixas exclusivas para pedestres em alguns pontos da rodovia.
Conclusão prevista para final de 2026
O início das obras está previsto para os próximos meses, após a assinatura do contrato e a entrega do seguro de execução pela empresa vencedora da licitação. De acordo com o DER, o prazo total de execução é de 30 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço, com a conclusão estimada para o final de 2026.
A restauração e a ampliação da PR-151 trarão uma nova dinâmica para o tráfego da região dos Campos Gerais, promovendo mais segurança e eficiência no transporte rodoviário. Para Janice, a realização desse projeto trará inúmeros benefícios para a região dos Campos Gerais, tanto no aspecto econômico quanto no social.
“A melhoria da PR-151 é uma demanda antiga da população e dos transportadores de carga que utilizam a rodovia diariamente. Com a conclusão das obras, esperamos não apenas aumentar a segurança, mas também promover o desenvolvimento econômico, facilitando o escoamento de produtos e a circulação de pessoas”, afirma a diretora do DER.
Entrevistadas
Janice Kazmierczak Soares é engenheira civil graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em infraestrutura de transportes pela Universidade Paulista, especialista em projetos e obras públicas com ênfase em rodovias pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Engenheira de carreira do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), onde já atuou em fiscalização de projetos, foi coordenadora de licitações e atualmente é diretora técnica e coordenadora do programa estratégico de infraestrutura e logística em parceria com o BID.
Patrícia Oltramare é engenheira civil graduada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e gestora de Licitações e Contratos da Dalba Engenharia e Empreendimentos
Contatos:comunicacao@der.pr.gov.br
patricia@dalba.com.br
Jornalista responsável
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