Porto turístico de cruzeiros deve impulsionar mercado imobiliário em Balneário Camboriú
Temporada de cruzeiros trouxe mais de 186 mil turistas, atraindo compradores com potencial de investimento no setor imobiliário de alto padrão

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú
A temporada de cruzeiros em Balneário Camboriú encerrou-se em março com números expressivos: 186.736 visitantes e 57.993 tripulantes passaram pela cidade desde novembro de 2024, segundo dados do Atracadouro Barra Sul. Com um total de 60 escalas e treze navios diferentes, o município teve uma das melhores temporadas desde que os transatlânticos começaram a visitar o destino, em 2017.
Juliana Tedesco, diretora da Atracadouro Barra Sul, anunciou uma novidade relevante e que deve atrair mais turistas com potencial de investimento para a região. “Conquistamos o alfandegamento do Atracadouro, que se tornou a primeira Instalação Portuária de Turismo (IPTUR) alfandegada do Brasil”.
Esse novo status permitirá a realização de embarques e desembarques internacionais diretamente em Balneário Camboriú, uma mudança que promete transformar o perfil turístico da cidade. A expectativa é de que o impacto econômico seja substancial.
Um estudo da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) indica que o ticket médio por cruzeirista em cidades com embarque e desembarque chega a R$ 877,01, valor que movimenta a hotelaria, o comércio e os serviços locais.
Impacto no setor imobiliário
Esse movimento também reflete diretamente no setor imobiliário, como explica Bruno Cassola, especialista em imóveis de alto padrão. “O turismo de cruzeiros traz um público potencial e gera visibilidade ao setor imobiliário, o que estimula negócios e investimentos”, afirma. Além de oferecer altos índices de qualidade de vida, infraestrutura e belezas naturais, Balneário Camboriú é destaque por conta da valorização imobiliária, atraindo consumidores em busca de proteção de ativos, segurança e rentabilidade.
Cassola destaca ainda que aproximadamente 5% dos passageiros de cruzeiros manifestam interesse em investir em imóveis na cidade. “Quando a pessoa desce do navio e vê uma estrutura de excelência e uma orla que em breve estará revitalizada, ela percebe que a cidade é diferenciada, está ‘fora da curva’”, observa. Segundo ele, essa percepção impulsiona novos investimentos e contribui para a valorização imobiliária e o aumento da arrecadação municipal.
Com um dos metros quadrados mais valorizados do país, Balneário Camboriú já é referência em imóveis de luxo e a chegada de cruzeiros internacionais amplia essa vitrine, conectando o mercado local com turistas do mundo inteiro que, ao conhecerem a cidade, se tornam potenciais investidores.
A perspectiva para as próximas temporadas é otimista. Com infraestrutura de ponta, belezas naturais exuberantes e agora um porto turístico com status alfandegado, Balneário Camboriú se posiciona como destino turístico internacional e polo de investimento imobiliário. A cidade caminha para se tornar não apenas uma das mais visitadas, mas também uma das que mais receberão investimentos no país.
Entrevistados
Bruno Cassola é administrador de empresas e especialista no mercado imobiliário de alto padrão.
Juliana Tedesco é diretora do Atracadouro Barra Sul.
Contatos
bruno@brunocassola.com.br
andreartigasjornalista@gmail.com (Assessoria de Imprensa)
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
10/04/2025
Represa Billings completa 100 anos
Projeto reconfigurou a geografia da região e foi o alicerce para a expansão urbana e industrial da cidadeCrédito: Divulgação/Prefeitura de São Paulo No ano de 2025, comemora-se…
10/04/2025
Rodovia dos Imigrantes usa concreto especial de cura rápida em reparos
Obra utiliza concreto de alta resistência inicial para menor impacto operacional da rodoviaCrédito: Foto de domínio público Em março de 2025, a Ecovias Imigrantes,…
10/04/2025
Revitalização da Orla de Guaratuba prevê engorda da faixa de areia e novas obras de infraestrutura
Revitalização deve fortalecer o turismo cultural e histórico da cidade, aumentando o fluxo de visitantes Crédito: Divulgação A cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná,…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
