Porto de Santos receberá investimentos de R$ 20,53 bilhões até 2028
Implantação do túnel Santos-Guarujá e do Parque Valongo são alguns dos projetos contemplados
Durante os próximos quatro anos, o Porto de Santos receberá R$ 20,53 bilhões em investimentos, sendo R$ 8,68 bilhões de recursos privados e R$ 11,85 bilhões de recursos públicos e de parcerias público-privadas (PPPs). O anúncio foi realizado no dia 11 de março na sede da Autoridade Portuária de Santos, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O plano de investimentos, referente ao período compreendido entre 2024 e 2028, contempla uma série de projetos que irão modernizar o complexo e aumentar a capacidade de transporte de cargas, entre outras melhorias. Rogério Santos, prefeito de Santos, ressaltou a importância desses investimentos. “São projetos importantes para a infraestrutura e para a economia do Brasil. Mas, mais do que isso, são projetos importantes para as pessoas, porque vão gerar empregos e oportunidade de empreender.”
O Porto de Santos é responsável por no mínimo 25% do comércio exterior brasileiro, de acordo com informações do site oficial, sendo o principal porto brasileiro em valores de carga movimentada e o maior complexo portuário da América Latina. Opera com ampla variedade de cargas, incluindo granéis sólidos, líquidos, carga geral solta, conteinerizada e cargas de projeto.
Confira alguns dos projetos para o Porto de Santos
Segundo dados enviados para o Massa Cinzenta pela assessoria de imprensa do Porto de Santos, de 2019 a 2023, foram investidos R$ 71,78 milhões em recursos públicos e PPPs, enquanto a previsão é de que esse número suba para R$ 11,85 bilhões, entre 2024 e 2028. Serão R$ 568,05 mi em 2024, R$ 2,08 bi em 2025, R$ 3,01 bi em 2026, R$ 3,14 bi em 2027 e R$ 3,06 bi em 2028.
De acordo com a lista de projetos contemplados no Plano de Investimentos do Governo Federal para o Porto de Santos, o maior aporte financeiro será destinado à implantação do túnel Santos-Guarujá (R$ 5,13 bilhões). “Temos que acelerar os investimentos para fazer com que, de fato, essa obra saia do papel. Essa obra demorou mais de 100 anos para ser feita”, reforçou o ministro Silvio Costa Filho.
O projeto prevê a construção de um trecho submerso de 860 metros para ligar as cidades de Santos e Guarujá. Todos os dias, segundo o Governo do Estado de São Paulo, cerca de 78 mil pessoas utilizam as balsas disponibilizadas atualmente para o mesmo trajeto, enquanto aproximadamente 10 mil caminhões são obrigados a percorrer até 45 km para conseguir chegar ao outro lado.
Outro destaque será a criação do Parque Valongo (R$ 100 milhões), que tem como objetivo transformar áreas de antigos armazéns portuários do centro histórico em espaços de lazer e convivência, com realização de atividades esportivas e culturais. As obras da primeira fase do projeto já foram iniciadas em 2023, e a conclusão deverá ser no final de 2025, com a entrega de um boulevard ainda em 2024, em setembro.
A ideia também é promover a transferência do terminal de passageiros do Concais para a área do Valongo (R$ 1,4 bilhão), criando uma interligação com o parque.
O cronograma prevê, ainda, uma dragagem de aprofundamento do canal de navegação para 16 metros (R$ 324,1 milhões), a implantação do sistema de monitoramento de tráfego de navios (com uso de tecnologia de ponta, incluindo drones), na ordem de R$ 169 milhões, além do reforço e recuperação estrutural dos berços de atracação da Ilha de Barnabé para aprofundamento (R$ 112,3 milhões).
Além disso, os investimentos irão viabilizar a criação de um estacionamento com monitoramento digital do deslocamento de caminhões no entorno, em uma área de 500 mil metros quadrados (R$ 800 milhões), e a repotencialização da Usina Hidrelétrica de Itatinga, incluindo a produção de hidrogênio verde (R$ 500 milhões).
Por meio do Novo PAC, R$ 544 milhões serão destinados à construção da segunda etapa da Avenida Perimetral do porto em Guarujá, na margem esquerda, com obras de melhoria de acesso, segregação dos tráfegos urbano e portuário e eliminação de passagens em nível, enquanto outros R$ 25,8 milhões irão para a Avenida Perimetral da margem direita, em Santos, no trecho Alemoa, com a pavimentação de 580 metros de via e construção de canal de drenagem.
Fontes
Porto de Santos
Prefeitura de Santos
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.