Ponte Salvador-Itaparica será 1ª “obra chinesa” no Brasil
Consórcio formado por 3 empreiteiras do país asiático terá 1ano para apresentar o projeto e 4 anos para construir
O consórcio formado por três empreiteiras chinesas – China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company S.Á.R.L (CCCC SOUTH AMERICA) e China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD) – venceu o leilão para construir a ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica, na Bahia. Será oficialmente a 1ª “obra chinesa” no Brasil.
O projeto prevê um complexo rodoviário com 21,41 quilômetros, dos quais 12,4 quilômetros sobre lâmina d’água. Isso faz a ponte tornar-se a maior do Brasil com esse perfil, já que a Rio-Niterói tem 8,83 quilômetros sobre lâmina d’água, de um total de 13,29 quilômetros de extensão. O investimento será de 5,4 bilhões de reais, com contrapartida de 1,5 bilhão de reais do Estado da Bahia.
A estrutura ocupará a 23ª posição no ranking mundial de pontes e estará listada entre as 100 maiores obras de infraestrutura do planeta. A obra está inclusa no Sistema Viário do Oeste, que também contempla a construção de túneis e viadutos, para ligá-la com Salvador. Já a conexão com Vera Cruz será através de uma nova rodovia expressa na BA-001. Haverá ainda a integração com a Ponte do Funil, que também será revitalizada pelo consórcio.
A construção da ponte encurtará o tempo de deslocamento para a capital baiana em cerca de 100 quilômetros, beneficiando de imediato 250 municípios e 10 milhões de pessoas das regiões oeste, sudoeste, sul e extremo sul do estado. A homologação do consórcio aconteceu dia 24 de janeiro de 2020, com a publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. A gestão e administração do complexo rodoviário Salvador-Itaparica terá duração de 30 anos.
Empreendimento deverá consumir até 1 milhão de m³ de concreto
O consórcio chinês terá um ano para elaborar o projeto e mais quatro anos para construir a infraestrutura. Não está confirmado ainda se o projeto do engenheiro civil Catão Francisco Ribeiro será utilizado. Ele apresentou a concepção arquitetônica e estrutural em 2013. Se for seguido esse projeto, a ponte será 100% em concreto. Segundo Catão, a maresia na Baía de Todos os Santos é alta e o aço não suportaria as condições adversas. Pelos cálculos iniciais do projetista, o empreendimento deverá consumir até 1 milhão de m³ de concreto.
A CCCCLTD encabeça o consórcio. Desde 2017 no Brasil, a empreiteira chinesa entrou no mercado nacional ao adquirir o controle da Concremat Engenharia e Tecnologia. As três vencedoras do leilão são especializadas em construção de grandes pontes. O grupo participou diretamente do desenvolvimento e implantação de seis das dez pontes sobre o mar com as maiores extensões do mundo, incluindo a que liga Hong Kong, Macau e Zhuhai (maior ponte marítima existente, com mais de 50 quilômetros), na província de Cantão, na China.
No Brasil, uma das metas da CCCCLTD é investir em concessões e projetos privados de infraestrutura de transportes, disponibilizando suas quatro expertises, que são projeto, construção, operação e financiamento. A empresa tem faturamento global de 80 bilhões de dólares.
Entrevistado
China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD) (via assessorial de imprensa)
Governo da Bahia (via assessorial de imprensa)
Contato
ir@ccccltd.cn
ascom@seinfra.ba.gov.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
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