Ponte Hercílio Luz tem 4.000 m² de pavers nas cabeceiras

Material oferece rapidez na execução, ótimo custo-benefício e facilidade de manutenção

Obra na Ponte Hercílio Luz exige o uso de materiais resistentes devido ao alto fluxo de veículos
Crédito: Envato

Inaugurada em 1926, a Ponte Hercílio Luz sempre foi um dos cartões-postais de Florianópolis. Ela foi construída com o objetivo de ligar a capital do estado, que na época era apenas Ilha de Santa Catarina, à cidade vizinha de São José. Na época, a ideia era interromper o serviço de balsas. Sua construção demandou grandes esforços – como o Brasil ainda não tinha produção de ferro fundido e aço em volume suficiente, o material foi todo trazido dos Estados Unidos em quatro grandes navios. 

No entanto, desde 1982, ela teve o trânsito interditado, após inspeções. Posteriormente, em 1991, ela passou a ficar completamente fechada, inclusive para pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal.

Reabilitação da ponte Hercílio Luz

Em 2005, o Governo do Estado de Santa Catarina apresentou um projeto de reabilitação, que começou a ser realizado em 2006. Esta fase contemplava a manutenção preventiva dos elementos metálicos e preparação da base para tratamento e reforço dos blocos de ancoragem, além da recuperação das estruturas metálicas e das rampas dos dois acessos.

Em 2009, iniciou-se o que seria a fase final da obra. A ideia era recuperar todo o vão central, das torres principais, da passarela e das pistas de rolamento. O projeto previa quatro torres de sustentação para isso. Esta era uma fase complexa, na qual mergulhadores desciam a quase 30 metros de profundidade para soldar as escoras no fundo do mar com altíssima precisão.

No entanto, em 2014, o Estado rompeu o contrato por conta de atrasos. Em 2015, os trabalhos foram retomados com uma nova empresa contratada. Quatro anos depois, em dezembro de 2019, a ponte Hercílio Luz foi finalmente reinaugurada. Em maio de 2022, completou 96 anos.

A Pirâmide Pré-Moldados, uma das empresas que fez parte dessa obra e que recentemente completou 46 anos de atuação, participou do projeto com pavers para compor a restauração das duas cabeceiras da ponte. “A Pirâmide orgulha-se em participar da revitalização e entrega à população dessa obra de arte da engenharia e principal cartão postal de Florianópolis e Santa Catarina”, afirma Rodrigo Schmitt, diretor e presidente da Pirâmide Pré-Moldados.

Desafios

De acordo com o Governo do Estado de Santa Catarina, a ponte Hercílio Luz é a única ainda de pé com o vão central suspenso em barras de olhal, algo que era mais viável economicamente na época em que foi erguida. Durante a restauração, estas estruturas foram trocadas, o que exigiu um grande trabalho de engenharia. 

Para Schmitt, dentre os desafios da obra estava fornecer um produto com a qualidade, resistência e durabilidade exigida pelo alto fluxo de veículos no local, dentro do custo orçamentário da obra.

“Chegamos a essa solução pesquisando matérias-primas de ótima qualidade e utilizando equipamentos com alta tecnologia. Foram utilizados 4.000 m² (aproximadamente 200 mil peças) de pavimentos retangulares 10×20 cm (tipo Pedra Holandesa) com 10 cm de espessura e 35 MPa de resistência à compressão nos acessos às cabeceiras insular e continental da ponte”, pontua Schmitt. 

Na opinião de Schmitt, a grande vantagem na utilização dos pavimentos intertravados se deu em razão da rapidez na execução, ótimo custo-benefício e facilidade de manutenção. 

Fonte
Rodrigo Schmitt é diretor e presidente da Pirâmide Pré-Moldados.

Contato
contato@piramidesc.com.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP



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