Ponte com “balão” evita alta velocidade no Uruguai
Obra em área de preservação ambiental foi apontada por escritórios de arquitetura como um dos cinco projetos mais ousados do mundo
Obra em área de preservação ambiental foi apontada por escritórios de arquitetura como um dos cinco projetos mais ousados do mundo
Por: Altair Santos
Inaugurada em 22 de dezembro de 2015, a ponte Laguna Garzón, que corta uma importante reserva natural do Uruguai, tem um desenho arquitetônico singular, e providencial. Foi graças ao projeto do arquiteto uruguaio Rafael Viñoly que a estrutura conseguiu sair do papel, superando as barreiras ambientais que a impediam de ser construída. Declarada como área protegida desde 1977, por causa das várias espécies de aves que habitam o local, a Lagoa Garzón faz parte da Reserva da Biosfera, na região sudeste do Uruguai, entre os condados de Maldonado e Rocha.
Desde 1960 era reivindicada uma ponte na região, considerada também de forte apelo turístico. Porém, os projetos sempre foram embargados. A alegação era de que o tráfego de veículos causaria desequilíbrio na região. A solução foi fazer o transporte por balsas, que prevaleceu de 1994 a 2015. Até que Rafael Viñoly teve a ideia de projetar uma ponte em formato de rotatória ou “balão”. O desenho permitiu a criação de um lago e de um pesqueiro em seu centro, impedindo que a velocidade máxima ultrapasse 40 km/h. Além disso, a estrutura tem capacidade para receber até 1.000 veículos/dia.
Construídas sobre estruturas de concreto armado, a ponte-rotatória está localizada na Rota 10 – uma das principais rodovias do Uruguai. De “Ponte da Discórdia”, como era chamada, a obra transformou-se em uma espécie de cartão postal da região. “O conceito da ponte sobre o Lago Garzón é transformar a travessia de veículos em um evento que reduz a velocidade dos carros, para fornecer a oportunidade de desfrutar vistas panorâmicas de uma paisagem incrível”, define o arquiteto Rafael Viñoly. Ao custo de pouco mais de R$ 40 milhões, o empreendimento começou a ser construído em setembro de 2014 e foi inaugurado em dezembro de 2015.
Ecologicamente correta
A ponte tem um raio de 51,5 metros, unida por dois trechos retos nas entradas. A extensão da estrutura é de 323 metros. A travessia é permitida apenas para veículos de passeio, já que o tráfego pesado se desloca pela Rota 9. “Esta é uma rota eminentemente turística”, diz o engenheiro civil Carlos Marasco, responsável pela obra. A Ponte sobre o Lago Gárzon é uma PPP (Parceria Público-Privada) entre o governo do Uruguai e a construtora Las Garzas Blancas S/A. Seu cronograma foi cumprido integralmente à risca. Trata-se da única do mundo em formato de rotatória.
Em enquete com 20 dos mais renomados escritórios de arquitetura da Europa e dos Estados Unidos, a ponte sobre o Lago Gárzon foi colocada entre as cinco do mundo que se destacam por seus desenhos audaciosos. Entre elas, estão também a Lucky Knot, em Changsha, na China; a Danjiang, em Taipei, Taiwan; a Sölvesborg, na Suécia, e a Zhangjiajie, também na China. A coincidência entre essas obras é que elas priorizam a mobilidade urbana. Além de permitir o acesso de carros, têm espaço exclusivo para a circulação de pedestres e ciclistas. “O projeto é de uma ponte ecologicamente correta”, conclui Rafael Viñoly.
Veja vídeo da ponte sobre o Lago Garzón:
Entrevistados
Ministério de Transporte e Obras Públicas do Uruguai (MTOP) (via assessoria de imprensa)
Rafael Viñoly Arquitetos (via assessoria de imprensa)
Contatos
rlee@rvapc.com (assessoria de imprensa do escritório Rafael Viñoly Arquitetos)
consultas@mtop.gub.uy
Créditos Fotos: Divulgação/MTOP
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.