Plano de Carreira e os sucessos profissionais que podem ser alcançados com ele

Cada pessoa precisa encontrar um método de controle que mais se identifique

Cada pessoa precisa encontrar um método de controle que mais se identifique

Se planejar, reconhecer quais são seus principais defeitos e qualidades, focar em objetivos claros, saber qual caminho pretende trilhar, qual área gostaria de atuar, entre tantas outras iniciativas, fazem parte da realização de um Plano de Carreira, ferramenta fundamental na conquista do crescimento profissional.

Para o colunista e analista de sistemas da seção “Carreira” do site iMasters, João Carlos da Silva Junior, um Plano de Carreira consiste em “um guia profissional contendo metas de curto e longo prazo, compromissos pessoais, alternativas profissionais e indicadores. Normalmente é representado através de um documento”.

O Plano de Carreira ajuda o profissional a se auto-avaliar e saber quais são seus planos. “Achamos que nos conhecemos, mas é um engano. O processo de auto-conhecimento é constante e exige apenas sinceridade, reconhecimento de falhas e vontade de melhorar”, afirma João Carlos.

Depois de realizado, o Plano de Carreira precisa ser seguido, pois vai ajudar o profissional a atingir suas metas. Vale lembrar também que, além do Plano de Carreira, é necessário estar sempre mostrando dedicação e eficiência para que os chefes reconheçam suas qualidades. Porém, isso não implica em subordinação e falta de opinião própria. “Atender às expectativas é realizar seu trabalho com eficiência. Tornar-se “puxa-saco” é uma escolha”, diz o colunista.

Ser ambicioso, na medida certa, também é fundamental. Essa consciência de que os créditos virão por dedicação é muito importante, pois ainda há pessoas que acreditam que fazer apenas o seu trabalho é o suficiente. No mundo de hoje não é mais dessa forma que acontece nas empresas. As pessoas estão tendo que se qualificar, se informar e se especializar cada vez mais. É preciso saber aonde se quer chegar e agir. Não adianta ficar esperando que a empresa faça isso por você.

Dados do texto Características de um bom profissional, publicado no site Curricular, apontam ainda que, não basta cumprir os requisitos técnicos para determinada função, pois são muitas as características de um bom profissional no atual mercado, sendo elas: afinidade com a empresa, ambição, auto-motivação, autonomia, comunicação, cumprimento de objetivos, flexibilidade, inovação, integração, trabalho em equipe e saber gerenciar o tempo.

Já o colunista João Carlos acredita no potencial de cada um: “todas as pessoas são boas, quando não são, é que estão desmotivadas ou exercendo atividades não adequadas ao seu perfil. Cabe ao superior identificar e tomar as providências necessárias. Por isso, ser considerado bom profissional depende também da avaliação do seu superior”.

Plano de Carreira – Como fazer?

O Plano de Carreira precisa acompanhar a vida do profissional o tempo todo e, mais que isso, precisa estar em constante atualização. Para fazê-lo, João Carlos sugere que cada pessoa encontre um método de controle que mais se identifique. “O importante mesmo é ter persistência, especialmente nos primeiros meses”.

Ele explica que o Plano de Carreira pode ser definido de dois modos: a pessoa pode produzi-lo sozinha ou com a ajuda de um profissional. Se for realizá-lo sozinho, ele aconselha os seguintes passos:

1. Procure um local tranqüilo e sem interrupções.
2. Defina seu objetivo profissional.
3. Faça uma lista de todas suas habilidades, pontos fortes e fracos.
4. Pense em suas atividades ou projetos de sucesso. (Considere atividades voluntárias, viagens e experiências profissionais)
5. Estou satisfeito profissionalmente? Se sim, tenho alternativas de perder o emprego? Se não, o que quero fazer?
6. O que preciso melhorar para alcançar meus objetivos?
7. Como resolver meus pontos fracos?
8. Em quanto tempo quero o retorno? (Retorno rápido exige esforço maior)
9. Revise constantemente seu plano.

* João Carlos da Silva Junior – Master of Business Administration (MBA) pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Analista de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Larga experiência no ambiente empresarial como analista de sistemas, com passagem por empresas como Banco Unibanco, STEFANINI IT SOLUTIONS, Grupo Sulamérica e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Colunista da seção Carreira do site iMasters.

Referência:
Créditos: João Carlos da Silva Junior*



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo