Piracicaba terá 45 km de vias em pavimento urbano de concreto

Foco é nas principais ruas do município, nas entradas da cidade e nas avenidas com maior fluxo de veículos

As avenidas Conde do Pinhal, Limeira e 1° de Agosto (sentido Piracicaba – São Pedro) já receberam a aplicação do pavimento de concreto.
Crédito: Prefeitura de Piracicaba | Semuttran

Em dezembro de 2023, a Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), deu início à aplicação de pavimento urbano de concreto em suas vias. A ação começou pela rua Professor Benedito de Andrade, no Unileste, e deve englobar 32 pontos do município, contemplando cerca de 45 km de avenidas e ruas da cidade com intenso fluxo de veículos.

As obras fazem parte de um pacote de recape com material asfáltico e de concreto, que deve beneficiar 258 km de vias de Piracicaba. Este projeto deve acontecer em quatro etapas.

De acordo com a Prefeitura de Piracicaba, nesta primeira fase de pavimentação será utilizado o PUC (Pavimento Urbano de Concreto), para tráfego leve e para tráfego pesado, com alternância do dimensionamento (espessura) das camadas de concreto.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, destacou que o foco é nas principais vias do município, nas entradas de Piracicaba e ruas com maior fluxo de veículos. Ainda segundo Almeida, a cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida.

“Nos últimos 18 anos, não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, afirmou Almeida.

Teste com o pavimento de concreto e preparação das vias

Antes de fazer a aplicação do material nas vias, foi feita uma placa teste e o desempenho foi satisfatório, de acordo com o engenheiro Evandro Oriani Sotto, da Semuttran. Ainda segundo informações de Sotto, não houve retração do concreto, que é um indicador de resultado positivo. Após esta etapa, foi iniciada a aplicação definitiva do pavimento de concreto. “É uma tecnologia inovadora, que tem grande durabilidade”, destacou Sotto.

Em alguns casos, os trabalhos que antecedem a pavimentação incluem a extensão da rede de drenagem de águas pluviais, com demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo, além de terraplenagem, compactação, e camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples).

Vantagens do pavimento de concreto urbano

De acordo com a Prefeitura do Município de Piracicaba, o pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. “Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5 ºC, devido à superfície clara”, informou o órgão.

Andamento das obras

Em março de 2024, as avenidas Conde do Pinhal, Limeira e 1° de Agosto (sentido Piracicaba – São Pedro) foram liberadas após a aplicação do pavimento de concreto. Atualmente, a obra de asfaltamento prossegue na avenida 1º de Agosto, seguindo na mesma direção, desde o posto de gasolina Rezendão até a passagem de pedestres (Arcelormittal).

Fonte
Prefeitura de Piracicaba (SP) e Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes).

Contato
semuttran@piracicaba.sp.gov.br 

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé. 



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