Pesquisa inédita do SindusCon-SP mostra desafios do setor de RH na construção civil
Estudo sobre gestão de pessoas contou com a participação de 123 empresas
Para mapear a área de Recursos Humanos de empresas da construção, o SindusCon-SP lançou uma pesquisa inédita em parceria com a Falconi, chamada Práticas de Gestão de Pessoas na Construção Civil. O estudo surgiu da necessidade de indicadores mais precisos para uma análise melhor do setor.
Apresentado no dia 12 de dezembro, o levantamento traz informações sobre o perfil dos trabalhadores, dados sobre turnover (taxa de rotatividade de colaboradores), remuneração e benefícios, com o intuito de mostrar o panorama atual e colocar em discussão o que pode ser melhorado.
“O principal objetivo é mapear e especialmente acompanhar nas próximas edições como o setor desenvolve e pode aperfeiçoar as suas relações com os seus colaboradores”, diz Rodrigo Fairbanks von Uhlendorff, coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP. Já David Fratel, coordenador do Grupo de Trabalho Recursos Humanos (GTRH) do CTQ, afirma que “a análise nos levará a propor ações para tratar a escassez de mão de obra no segmento da construção civil”.
Dados da pesquisa inédita
Ao todo, 123 companhias do Estado de São Paulo participaram da pesquisa. Foram ouvidas empresas de diferentes tamanhos e com modelos de trabalho tanto híbridos quanto presenciais. Segundo os dados, quase metade dos entrevistados apontaram o desenvolvimento de líderes e a capacitação como sendo os principais desafios da área de RH. Ainda em relação ao tema, 46% disseram aplicar trilhas de desenvolvimento em seus processos internos, enquanto 42% garantem realizar programas para formação de liderança.
O SindusCon-SP, nesse sentido, busca fortalecer a área educacional com a realização de cursos rápidos de atualização para os profissionais, diretamente nos canteiros de obras, em convênio com o Senai-SP. Já a plataforma SindusCon-SP na Prática disponibiliza cursos on-line para estagiários e recém-formados.
A pesquisa também abordou o absenteísmo (porcentagem de faltas ao trabalho): 54% registram até 2% ao mês, 25% disseram ter entre 2% e 7% mensais e 21% das empresas calculam mais de 7%. Os principais motivos alegados para as faltas são saúde física (36%), questões familiares (15%) e saúde mental (6%), mas vale lembrar que uma em cada quatro empresas afirmaram não realizar o mapeamento dos motivos do absenteísmo.
Quando o assunto é o turnover, além do custo financeiro, as empresas com alta rotatividade de colaboradores apresentam perda de produtividade e de qualidade de produção, piora no clima e no engajamento, além da sobrecarga dos demais funcionários.
Na pesquisa inédita, 17% das companhias registram alto índice de turnover voluntário (quando o desligamento é decisão do colaborador), que é acima de 6% ao mês, o que significa aproximadamente 72% ao ano. Já em relação ao turnover involuntário (quando a iniciativa de desligamento parte da empresa), 19% das empresas dizem ter alto índice, acima de 6% ao mês.
No caso do desligamento voluntário, as principais causas são oportunidades de trabalho (43%), remuneração (18%), carreira (14%) e benefícios (7%). No involuntário, os entrevistados responderam desempenho (46%), alinhamento cultural (19%), absenteísmo (13%) e orçamento (11%).
Clique aqui para conferir a pesquisa do Sinduscon-SP na íntegra.
Fontes
SindusCon-SP
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.