Pesquisa discute perspectivas e desafios para 2023 no mercado imobiliário

Dados foram divulgados durante webinar com especialistas

Perspectiva do mercado imobiliário é de crescimento, segundo especialistas.
Crédito: Envato

Empresários do setor da construção participaram da pesquisa “Economia e Mercado Imobiliário: Perspectivas e Desafios para 2023“, realizada pela Brain e pela Secovi-SP e divulgada durante webinar realizado em 15 de fevereiro. 

Estiveram presentes na live Celso Petrucci, presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CII/CBIC), Ieda Vasconcelos, economista da CBIC, Marcos Kahtalian, fundador da Brain, e Fábio Tadeu Araújo, CEO da Brain.

A pesquisa em questão foi realizada em novembro de 2022 com cerca de 350 empresários, que destacaram o ambiente político-institucional, a taxa de juros elevada e o aumento de custos com materiais como sendo os fatores mais preponderantes que podem afetar os próximos lançamentos do setor.

Dados da pesquisa

Em relação à expectativa para o mercado imobiliário, 51% dos entrevistados consideram-na regular, enquanto 40% dizem ser boa. No final de 2022, quando a pesquisa foi feita, 55% dos empresários disseram estar investindo naquele momento, 40% só observando e 5% desinvestindo. 

Além disso, 66% dos participantes acham excelente ou boa a expectativa para as próprias empresas nos próximos 12 anos, com 30% vislumbrando algo regular. No quesito segmentos que oferecem melhores oportunidades, 74% disseram ser o residencial, seguido de 41% para galpões, 38% para loteamentos e 14% para escritórios.

Opinião dos especialistas

Webinar

Sobre as perspectivas para este ano, Ieda Vasconcelos diz que há expectativas positivas, mas, também, grandes desafios. “Colocando a construção civil de forma geral, e não só o mercado imobiliário, há dois anos nós crescemos acima do PIB do país”, explica. “Em 2021, a construção cresceu 10%, enquanto a economia nacional cresceu 5%. Em 2022, a economia cresceu 3%, de acordo com as expectativas, e a nossa projeção da construção, como um todo, é de 7%. Isso não significa que o setor estaria em ‘céu de brigadeiro’. Nós estamos recuperando uma parte dos 30% que caímos de 2014 a 2020.”

A economista da CBIC completa citando a importância do programa habitacional brasileiro. “Nós temos para este ano, em termos de crescimento, o que a gente já tinha lançado e o que nós estamos construindo, então vamos continuar o nosso desempenho positivo em 2023. E temos uma expectativa positiva ainda maior no segmento de baixa renda, com o lançamento de novas unidades – com projeção de mais de 2 milhões de unidades até 2026 – para a faixa de habitação social do Minha Casa, Minha Vida.”

Para Celso Petrucci, presidente da CII/CBIC, o setor tem muito chance de continuar crescendo. “Tem a resiliência do mercado imobiliário, do incorporador imobiliário e de quem trabalha com a indústria da construção civil. Eu sou um pouco mais otimista do que a média porque já é o 4º ano que estamos entrando com uma expectativa muito ruim, e os últimos três surpreenderam favoravelmente“, afirma. “E eu quero crer que vamos ter um ano onde a maturidade do setor imobiliário e do sistema financeiro de habitação vai fazer com que tenhamos resultados satisfatórios em relação a outros segmentos.”

Fontes
Brain
Secovi-SP
Celso Petrucci, presidente da CII/CBIC)
Ieda Vasconcelos, economista da CBIC

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo