Pavimento em concreto atrai investimento internacional
Fabricantes de equipamentos iniciam ações para mostrar como tecnologia pode baratear construção de estradas de alta eficiência.
Fabricantes de equipamentos iniciam ações para mostrar como a tecnologia pode baratear a construção de estradas de alta eficiência
Por: Altair Santos
O 6º Concrete Show South America, realizado de 29 a 31 de agosto de 2012 em São Paulo, apontou para um consenso: o Brasil está se tornando um dos mercados mais atraentes para o desenvolvimento do pavimento rígido. Foi por isso que gigantes internacionais do setor expuseram no evento toda a tecnologia disponível hoje para se construir estradas de alta eficiência. Entre os expositores, esteve a GOMACO – líder mundial na fabricação de pavimentadoras de concreto -, que foi representada pelo CEO (Chief Executive Officer) para os países latinos, Steven Bowman. O especialista foi o protagonista de uma das palestras mais concorridas do congresso, que tratou da tecnologia aplicada na pavimentação de concreto.
Bowman continuará no Brasil nos próximos meses, para mostrar aos agentes públicos e às associações envolvidas com o concreto o quanto um país pode ganhar com a adoção do pavimento rígido em suas estradas e também em corredores de transporte público. “Meu objetivo aqui no país é mostrar que uma boa pavimentação gera economia e salva vidas. Sabemos das deficiências estruturais do Brasil e queremos mostrar como isso pode ser sanado, como foi em outros países”, comentou o CEO da GOMACO, ressaltando que sua missão não é abrir uma frente de oposição à indústria do asfalto, mas sinalizar que cada situação exige um tipo de pavimento.
Segundo ele, boa parte das rodovias brasileiras, principalmente as federais, onde os caminhões evoluíram tecnologicamente e já conseguem trafegar até com dez rodados, hoje precisariam estar migrando para o pavimento rígido. “Eu, como economista, não gosto de ver asfalto onde deveria haver concreto e nem de ver concreto onde deveria ter asfalto. Creio que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) pensa o mesmo”, disse Steven Bowman, elogiando a decisão do governo brasileiro em colocar um especialista em pavimentação à frente do Dnit, referindo-se ao diretor-geral Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que é general e, como engenheiro civil, dirigiu a divisão de obras do Exército – a qual atua na pavimentação em concreto da BR-101 Nordeste.
Steven Bowman afirmou que atualmente a tecnologia embarcada nas pavimentadoras derruba o mito de que as estradas em concreto são mais caras e mais demoradas para serem construídas. “No Chile estamos com uma obra em que a nossa mais alta tecnologia está sendo empregada. Lá, com as equipes divididas em três turnos, está sendo possível pavimentar 4,5 quilômetros por dia a um custo em que a terceira equipe está praticamente operando de graça para a empreiteira. Conforme a obra avança, o preço se dilui. Diria que num trecho de cem quilômetros, os primeiros cinquenta quilômetros construídos pagam os outros cinquenta. Óbvio que tudo isso parte de bons projetos, acompanhados de tecnologia de ponta. É o que queremos mostrar ao Brasil”, afirmou o CEO da GOMACO.
Vantagens atribuídas ao pavimento em concreto em estradas:
– Caminhões economizam até 11% de combustível a cada 1.000 quilômetros rodados.
– Vida útil dos pneus aumenta em 20%.
– Melhora visibilidade e reduz risco de acidentes.
– Durabilidade de até 50 anos sem reparos.
Entrevistado
Steven W. Bowman, CEO da GOMACO para os países latinos do Caribe, da América Central e da América do Sul
Currículo
– Nascido nos Estados Unidos, Steven W. Bowman é graduado em economia e tem 35 de experiência em equipamentos para pavimentação, atuando regiões como América, Europa e Oriente Médio
Contato: gomaco@supernet.com.bo
Créditos fotos: Divulgação/Cimento Itambé/GOMACO
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
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