Pavimento de concreto será implementado em 242 km de vias no Distrito Federal
Investimento total é de cerca de R$ 400 milhões; durabilidade e fácil manutenção são alguns dos atrativos
Se, até 2018, a região da capital do Distrito Federal registrava 92,4 km de vias produzidas com pavimento de concreto, agora, já estão em construção mais 242,3 km de pistas com esse tipo de revestimento.
“A adoção do pavimento rígido tem muitas vantagens quando comparamos com o asfalto. A durabilidade é maior, cerca de 20 anos. A manutenção é mais simples e, o melhor, sem desníveis como ocorre nas operações tapa-buraco”, explica o secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho. “Por isso optamos por este modelo de pavimento, especialmente nas vias preferenciais para o transporte coletivo e naquelas de muito movimento. É garantia de conforto e segurança para a população.”
As obras foram ou estão sendo feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e pela Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura. Essa última é responsável pela maior parte dos projetos. Segundo sua assessoria de imprensa, a pavimentação do Túnel de Taguatinga já está concluída, e há obras em andamento em outras quatro vias: W3 Sul, Avenida Hélio Prates, Setor Policial Sul e Estrada Parque Indústrias Gráficas.
A assessoria informa que, “com exceção do Túnel de Taguatinga, o pavimento rígido está sendo adotado apenas e tão somente nas faixas destinadas ao transporte coletivo”.
+ matérias sobre o tema:
Prefeitura de Manaus utiliza pavimento de concreto em região portuária
Pavimento de concreto pode ser alternativa para escassez de asfalto
Comprovado: pavimento de concreto emite menos CO2
Durabilidade norteia os avanços tecnológicos do pavimento de concreto
Já em relação à reestruturação e modernização da DF-095, conhecida como Via Estrutural, o projeto fica por conta do DER-DF, com recursos da Terracap. De acordo com a Companhia Imobiliária, são quase 24 km de trecho de ida e volta que, ainda este ano, terão o asfalto substituído por concreto rígido. “O concreto rígido é um material que dura de três a quatro vezes mais do que o asfalto normal e vai promover a segurança e o conforto dos usuários”, reforça Izidio Santos, presidente da Terracap.
Dados do DER-DF indicam que cerca de 120 mil veículos passam por dia pela Via Estrutural. Ela é uma das principais ligações entre locais como Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Samambaia e Cidade Estrutural, chegando até Águas Lindas de Goiás.
Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF, diz que, com o passar dos anos, a indústria do concreto conseguiu fazer com que seus valores chegassem a um patamar próximo aos do pavimento de asfalto, e que, por isso, foi possível viabilizar vários projetos com pavimento rígido no Distrito Federal. “Você ganha em vida útil do pavimento. Estamos conseguindo colocar em vias importantes e de grande movimentação o concreto. Quem ganha é o motorista.”
Fontes
Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)
Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap)
Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.