Pavimento de concreto foi escolhido para obra de duplicação da PR-412
A definição do pavimento entre Matinhos e Praia de Leste foi feita após análise técnica e econômica
Com orçamento estimado em cerca de R$ 300 milhões, a obra de duplicação da PR-412 será realizada com a utilização de pavimento rígido de concreto.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou, em janeiro, uma audiência pública sobre o projeto, que compreende um trecho de 14,5 km de extensão entre Matinhos e Praia de Leste, no litoral.
“A previsão é que o edital de licitação da obra seja publicado no mês de março de 2024. O tempo estimado até a contratação é de seis meses, portanto, a previsão de início das obras é para agosto do presente ano”, afirmou Janice Kazmierczak Soares, diretora-técnica do DER/PR. O prazo de execução total é de três anos.
Segundo o projeto, haverá implantação de quatro faixas (duas para cada sentido) de 3,5 metros de largura e acostamentos externos de 2 metros, feitos com placas de 21 cm de espessura de pavimento de concreto. Também está no planejamento a duplicação das pontes sobre o canal de Matinhos e sobre o Rio Balneário, além da implantação de um viaduto na interseção com a Avenida Curitiba, em Matinhos.
“Primeiramente, serão feitas intervenções de realocação de interferências, a exemplo das redes de água e esgoto, começando pelas marginais. Após isso, o tráfego será desviado para as marginais, liberando espaço para a realização da duplicação”, explica Janice Soares.
Em relação à escolha do tipo de pavimento utilizado, a diretora-técnica do DER/PR informa que foram realizadas análises técnicas e econômicas para se definir a melhor solução. “O pavimento rígido tem um horizonte de projeto de 20 anos, enquanto, no pavimento flexível, o horizonte é de 10 anos. Foram considerados os custos de manutenção destes pavimentos a médio e longo prazo, e o resultado foi pela viabilidade da solução em concreto.”
Ainda segundo a representante do DER/PR, na obra de duplicação da PR-412, “o custo inicial de implantação é ligeiramente maior em pavimento rígido, no entanto, a médio prazo, considerando as previsões de custos com manutenções, o pavimento rígido se demonstra mais vantajoso.”
O projeto também prevê a construção de ciclovias bidirecionais e passeios para pedestres, em ambos os sentidos da rodovia. E, para garantir a segurança durante as travessias da PR-412, haverá a inclusão de 12 dispositivos por sistema de semáforo, dez travessias elevadas e duas não elevadas. O trecho contará com nova sinalização vertical e iluminação pública.
Sobre o uso do pavimento de concreto em novas obras, Janice Soares afirma que já há projetos em andamento. “Na região central do Estado, temos edital lançado para duplicação da PR-466 entre Guarapuava e Palmeirinha, em pavimento rígido, e nos próximos meses serão lançados outros lotes da PR-466, todos em pavimento rígido.
Fontes
Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR)
Janice Kazmierczak Soares, diretora-técnica do DER/PR
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.