Parede de cimento queimado traz apelo moderno e versatilidade a projetos
Técnica é extremamente durável e resistente a danos, não desbotando facilmente
As paredes de cimento queimado destacam ambientes, têm execução simples e garantem durabilidade. Nos últimos anos, esta técnica ganhou espaço em muitos projetos arquitetônicos.
O cimento queimado é um acabamento caracterizado pela aparência, à primeira vista, imperfeita e texturizada que remete ao concreto exposto após ser polido e tratado. “Nos projetos, pode estar presente em ambientes internos de residências, escritórios, lojas e restaurantes, sempre com o intuito de atribuir um apelo moderno e versatilidade”, pontua o arquiteto Pietro Terlizzi.
Em projetos com viés contemporâneo, vigas e pilares podem (e devem) ser contemplados como elementos de destaque estético, adicionando um ponto focal interessante que se destaca entre todos os elementos. “A decisão final quanto ao estilo desejado irá depender de alguns fatores como as características do layout original e as preferências alinhadas entre o profissional de arquitetura e o morador” pondera Terlizzi.
Como é feito o cimento queimado na parede?
Para o arquiteto, levar o efeito cimento para as paredes virou uma forma de ter o concreto presente no projeto, um material que faz parte da história da arquitetura modernista. O efeito de uma parede de cimento queimado é obtido através da utilização de argamassa, composta por areia, água e cimento. Isso é seguido pela aplicação de cimento em pó sobre a mistura enquanto ela ainda está úmida.
No entanto, Terlizzi lembra que hoje em dia, há opções disponíveis no mercado para aplicação rápida e prática, como massa para efeito mármore.
Cuidados especiais na parede de cimento queimado
Além de proporcionar um visual moderno e industrializado aos ambientes, o cimento queimado é extremamente durável e resistente a danos, não desbotando facilmente, segundo Terlizzi.
No entanto, se a base da parede não estiver devidamente preparada ou se houver movimentação estrutural no imóvel, podem ocorrer rachaduras no cimento queimado ao longo do tempo, de acordo com Terlizzi. “Embora o cimento queimado seja durável, a aplicação de um selante apropriado, em algumas situações, é fundamental para garantir uma proteção ainda maior”, explica o arquiteto.
É importante lembrar que o desgaste natural ocorrerá ao longo do tempo, especialmente em áreas de alto tráfego. “A durabilidade do cimento queimado também pode variar com base na qualidade dos materiais utilizados e nas condições ambientais locais”, destaca Terlizzi.
Cimento queimado deixa o ambiente escuro?
A iluminação desempenha um papel fundamental quando a ideia é ressaltar os aspectos do cimento queimado. “Ao combinar cuidadosamente diferentes técnicas do projeto luminotécnico, conseguimos acentuar a textura e a aparência, enquanto mantemos um equilíbrio interessante no espaço. Nessa conciliação, a sugestão é usar cores neutras e claras para o restante do espaço, pois esse cuidado ajuda no intuito de ampliar e balancear a decoração”, explica Terlizzi.
Entrevistado:
O arquiteto Pietro Terlizzi é formado na FAU Mackenzie SP, trabalha na área de arquitetura desde 1999. Passou por diversos escritórios nas mais variadas áreas (desde paisagismo até escritório de engenharia estrutural), absorvendo essa experiência e amadurecendo até abrir o seu próprio escritório, a Pietro Terlizzi Arquitetura.
Contato:
contato@pietroterlizzi.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.