Paraná lidera inauguração de shopping centers em 2018
Estado tem quatro empreendimentos em construção, seguido de São Paulo e Pernambuco, e terá o maior centro comercial a ser entregue este ano
Estado tem quatro empreendimentos em construção, seguido de São Paulo e Pernambuco, e terá o maior centro comercial a ser entregue este ano
Em 2017, foram inaugurados 12 shopping centers no Brasil. Para 2018, o número mais que duplica. Serão 26 inaugurações previstas até dezembro, segundo dados da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers). Com quatro empreendimentos em construção (dois em Guarapuava, um em Umuarama e um em Curitiba), o estado do Paraná lidera a lista de obras com cronograma de entrega para 2018, seguido de São Paulo e Pernambuco, com três shopping centers cada um.
Com 60 mil m2 de área bruta locável (ABL) e 217.058 m2 de área construída, o Jockey Plaza, em Curitiba, será o maior a ser entregue este ano no país. O empreendimento tem custo de R$ 650 milhões e a previsão de inauguração é outubro de 2018. Os outros dois maiores a serem inaugurados este ano são o Patteo Olinda Shopping, em Olinda-PE, com 51.581 m2 de ABL e o Shopping Dutra, em Mesquita-RJ, com 50 mil m2 de ABL. A destacar que, dos 26 shopping centers com previsão de inauguração em 2018, 19 estão localizados em cidades do interior.
Atualmente, existem 571 shopping centers no Brasil. Em 2017, o setor faturou R$ 167 bilhões e consolidou a tradição de ser o segundo segmento que mais utiliza a construção industrializada do concreto no Brasil, perdendo apenas para as obras industriais. “Essa consolidação ocorreu devido aos benefícios conhecidos do pré-fabricado de concreto: agilidade na construção, atendimento de prazos ousados, qualidade e sustentabilidade”, diz a presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), Íria Doniak.
Construtoras de shopping investem em painéis arquitetônicos
As estruturas pré-fabricadas de concreto são empregadas em obras de shopping centers desde as fundações, por meio das estacas pré-fabricadas, passando por pilares, vigas, lajes alveolares e também painéis arquitetônicos, instalados nas fachadas. “A utilização de painéis é algo que precisa ser destacado, pois a indústria vem desenvolvendo novas tecnologias nesse sentido. Uma delas é o uso de painéis de concreto pré-moldado com espessuras mais finas e até com curvaturas para o fechamento de shoppings. Uma das principais vantagens do uso de painéis arquitetônicos é que eles não apresentam problemas como fissuras, além de ter uma menor necessidade de manutenção e conservação”, explica Íria Doniak.
Os painéis arquitetônicos tiveram grande destaque entre os vencedores do Prêmio Obra do Ano da Abcic. Em 2016, o vencedor foi o shopping Morumbi Town e a menção honrosa foi para o shopping Carapicuíba. Já em 2017, obras de shopping também se destacaram por importantes soluções de múltiplos pavimentos e subsolos, como o shopping Parque da Cidade e a ampliação do Jaraguá Park Shopping. A presidente-executiva da associação lembra que o tema tecnologias construtivas para shopping centers estará em debate no dia 5 de abril, quando acontece em Florianópolis-SC o seminário “Estruturas Pré-Fabricadas de Concreto – Sustentabilidade, Produtividade, Inovação e Tecnologia”.
Entrevistados
ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) (via assessoria de imprensa)
Íria Doniak, presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) (via assessoria de imprensa)
Contatos
abrasce@abrasce.com.br
abcic@abcic.org.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
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