Paraguai lança plano para ter só estradas em concreto
Em 10 anos, o país pretende substituir o pavimento asfáltico pelo pavimento rígido em suas principais rodovias
No 9º Congresso Iberoamericano de Pavimentos de Concreto, que aconteceu recentemente em Assunção, o Paraguai apresentou o conteúdo de sua nova lei de pavimentos. Trata-se do projeto mais ousado entre os países da América Latina. Em 10 anos, o país pretende substituir o pavimento asfáltico pelo pavimento rígido em suas principais rodovias. A meta já começou a ser colocada em prática. Segundo explica autoridades do governo paraguaio, ligadas aos organismos de infraestrutura do país, é menos custoso para o país ter pavimento rígido.
A explicação é que o país importa 100% do petróleo que utiliza e o custo do asfalto é mais caro para o uso em rodovias. Já o cimento para a construção de rodovias é mais barato, mesmo que parte da produção tenha que ser importada. “Há dez anos tentou-se que o ministério de Obras Públicas licitasse pavimento rígido e não houve bons resultados. Desta vez, a INC (Indústria Nacional do Cimento) deu força ao projeto de lei, e tanto a CAHIPE (Câmara Paraguaia da Indústria do Concreto Elaborado) como as demais organizações privadas do setor de construção se mantiveram fortes em sua posição, o que dá respaldo para que o projeto avance”, diz Felix Zelaya Méndez, porta-voz do ministério de Obras Públicas.
Parte do pavimento em concreto do projeto paraguaio será empregado na Rota Bioceânica – rodovia que pretende ligar o Atlântico ao Pacífico, cruzando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. No território paraguaio, a estrada terá 678 quilômetros. O Paraguai garante que em três anos concluirá a pavimentação do tronco rodoviário. Segundo o ministério das Relações Exteriores do Paraguai, o país investirá mais de R$ 3,4 bilhões na obra. O dinheiro sairá de uma aliança do governo paraguaio com o setor privado.
Técnica de whitetopping será usada para substituir o asfalto pelo concreto
Para o presidente da CAPIHE, José Vinader Ashwell, segundo afirmou na abertura do 9º Congresso Iberoamericano de Pavimentos de Concreto, o Paraguai é hoje o país da América que mais investe em pavimento rígido. “Estamos trabalhando para que o pavimento de concreto seja uma realidade no Paraguai”, diz. A meta do plano paraguaio é ter 30% de suas rodovias asfaltadas substituídas pelo pavimento de concreto até 2021. Para isso, a técnica de whitetopping (revestimento de um pavimento asfáltico existente com uma camada de concreto de cimento Portland) será priorizada.
Vale lembrar que o Paraguai é um país com baixíssima taxa de pavimentação em suas rodovias. Dos 71.250 quilômetros oficialmente reconhecidos como estradas no território paraguaio, apenas 6.832 são pavimentados, ou seja, menos de 10%. A meta é, em 10 anos, atingir 10.200 quilômetros. Além da Rota Bioceânica, a Rota Trans Chaco também é relevante para esse projeto. A rodovia, que atualmente é usada para provas internacionais de rali, será totalmente pavimentada em concreto. Ela liga o parque nacional do Chaco, na fronteira com a Bolívia, até Encarnación, na divisa com a Argentina.
Entrevistado
Reportagem com base no projeto apresentado no 9º Congresso Iberoamericano de Pavimentos de Concreto pelo governo do Paraguai
Contato: bhconcre@telesurf.com.py
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.