Pandemia mexe no ranking das 50 maiores construtoras latinas
Apenas 8 empresas mantiveram suas posições em relação à lista de 2019-2020; faturamento da maioria caiu
A revista Construção Latino Americana divulgou em outubro a edição 2020-2021 do ranking das 50 maiores construtoras do continente – o CLA50. A lista inclui, além das empresas com sede nos países latinos, as corporações de nacionalidade espanhola, italiana e portuguesa, mas que também operam na América do Sul e na América Central. Por causa dos impactos econômicos causados pela pandemia de COVID-19, o ranking teve alterações em quase todas as posições. Das 50 listadas, apenas 8 preservaram as colocações que tinham na lista de 2019-2020.
O ranking CLA50 mostra que o faturamento de 30 das empresas listadas caiu na pandemia. Isso não tem relação direta com o volume de obras, mas com a desvalorização das moedas locais diante do dólar. Também reduziu o fluxo de grandes obras de infraestrutura, porque os governos tiveram que canalizar recursos para combater o COVID-19. Porém, houve o aumento de empreendimentos da construção imobiliária, o que compensou o desempenho de algumas empresas que atuam tanto no mercado imobiliário quanto no de infraestrutura.
Apesar do cenário de anormalidade, o top 3 do ranking da revista Construção Latino Americana se manteve inalterado, com a chilena Sidgo Koppers liderando a lista, seguida da espanhola Sacyr e da brasileira MRV Engenharia. O faturamento da companhia do Chile, porém, caiu 4,1%, indo de 2,334 bilhões de dólares no período 2019-2020 para 2,238 bilhões de dólares em 2020-2021. Sacyr e MRV viram seus faturamentos crescerem 17,5% e 9,8%, respectivamente. A espanhola faturou 2,002 bilhões de dólares em 2020-2021 e a brasileira 1,289 bilhão de dólares no mesmo período.
Com 19 empresas, Brasil tem maioria na lista e também maior volume de faturamento
O ranking CLA50 avalia construtoras e empreiteiras de 10 nacionalidades. A saber: Brasil, Chile, Espanha, México, Peru, Colômbia, Itália, Portugal, Costa Rica e Argentina. Na lista recentemente divulgada, as empresas brasileiras são maioria: 19. O faturamento de todas elas soma 5,559 bilhões de dólares. No top 10, além da MRV, aparece a Andrade Gutierrez, que ocupa a 9ª posição. Destaca-se também a Odebrecht Engenharia e Construção, que subiu 15 posições em relação ao ranking passado, saindo da 27ª para a 12ª. Na década passada, a empresa foi fortemente impactada pela operação Lava-Jato.
Três construtoras brasileiras estreiam no ranking: a Construtora Ferreira Guedes, que aparece na 32ª posição; a Gafisa, em 34º, e a MPD Engenharia, em 47º. Todas atuam fortemente no segmento de construção imobiliária. A empresa que mais caiu no ranking foi a Tegra Incorporadora, que é uma subsidiária da canadense Brookfield Asset Management e tem sede na cidade do Rio de Janeiro-RJ. No CLA50 de 2019-2020, ela aparecia na 26ª colocação e agora surge em 49º. A espanhola FCC, que tem como acionistas alguns dos homens mais ricos do mundo, como os norte-americanos Bill Gates e George Soros, além do mexicano Carlos Slim, também caiu 23 colocações, indo da 19ª para a 43ª posição.
Acesse o ranking das 50 maiores construtoras que atuam na América Latina
Entrevistado
Reportagem com base no ranking e nos dados divulgados pela revista Construção Latino Americana, da editoria KHL Group
Contato
latina-americana@khl.com
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
08/01/2025
Cidades quebram recordes de temperatura e especialistas destacam inovações para combater os impactos do calor extremo
Vidros com baixa emissividade são uma das opções mais eficazes para melhorar o conforto térmico sem sacrificar a iluminação natural. Crédito: Envato O Brasil enfrentou oito…
08/01/2025
Novas regras internacionais vão exigir a divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade
Consumidores estão mais conscientes e exigem transparência quanto aos impactos de suas operações no meio ambiente. Crédito: Envato O ano de 2025 marca o início de uma nova…
08/01/2025
‘Edifício árvore’ traz água filtrada e ar mais puro aos moradores
A fachada foi projetada para minimizar a exposição solar. Crédito: Fischer Group Com previsão de entrega para 2029, a Fischer Group deve lançar em breve, em Balneário…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.