Otimismo do varejo da construção é maior na região Sul
Pesquisa mostra que 67% dos lojistas no PR, SC e RS confiam que as vendas em 2020 vão superar as de 2019
Pesquisa do Instituto Quorum Brasil, que avalia as expectativas do varejo da construção civil para 2020, mostra que os lojistas da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) são os mais otimistas quanto à percepção de que os negócios vão crescer “acima do esperado” ou “muito acima do esperado” esse ano. Para 67% dos lojistas consultados no Sul existe essa confiança, dos quais 23% são muito otimistas na comparação ao volume de vendas de 2019 e 44% são otimistas.
Outros 32% dos varejistas de materiais de construção da região Sul disseram estar confiantes de que os negócios em 2020 ficarão “dentro da média de 2019”. Apenas 1% respondeu que as vendas ficarão “muito abaixo de 2019”. Esse pequeno pessimismo se repete entre os comerciantes das regiões Norte e Nordeste. Já Sudeste e Centro-Oeste têm um menor nível de otimismo. Na região que engloba Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, 3% avaliam que o varejo da construção civil venderá “muito abaixo de 2019” e 9% dizem que ficará “abaixo de 2019”.
No Centro-Oeste do Brasil, 51% acreditam que os negócios em 2020 terão o mesmo volume de 2019 e 37% estimam que as vendas ficarão acima ou muito acima das registradas no ano passado. Já no Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), são 44% que veem os negócios “acima de 2019” e 23% “muito acima de 2019”. Outro dado trazido pela pesquisa é que, independentemente da região do país, as lojas de varejo com mais de 15 anos de atuação no mercado são mais otimistas do que as que possuem menos de 15 anos.
Também há um otimismo maior nas lojas que têm mais de 10 funcionários. Nesse segmento, 72% se mostram esperançosas com os bons negócios em 2020 contra 51% dos varejos com menos de 10 funcionários. A pesquisa frisa que “quanto maior o porte da loja maior o otimismo”. Por isso, o levantamento também quis saber como os pequenos varejistas enxergam a concorrência dos home centers.
Grande maioria dos comerciantes admite que não compartilha informações com fornecedores
A pergunta feita na pesquisa foi a seguinte: “Você tem receio de que as grandes redes de home centers venham a engolir e tomar espaço de lojas como a sua no futuro?”. No Sul, 79% disseram que não; no Norte-Nordeste, 88%, e no Centro-Oeste, 94% também responderam não. Apenas o Sudeste teve uma resposta contrária: 74% dos pequenos varejistas da região se sentem ameaçados pelos home centers contra 26% que não veem ameaça.
A pesquisa também abrangeu questões como gestão de negócios e relação com fornecedores. Quanto à gestão, a maioria admitiu que não usa os benefícios da tecnologia para melhorar as vendas, como um software de gestão, por exemplo. A grande maioria também admitiu que não compartilha informações sobre suas vendas e estoques com fabricantes de materiais para construção. No Sul, essa falta de troca de dados abrange 71%; no Norte-Nordeste, 81%; no Centro-Oeste, 77%, e no Sudeste, 64%.
Para os varejistas, três quesitos são relevantes para que eles demonstrem fidelidade a um fornecedor: qualidade dos produtos (41%), prazo de pagamento (33%) e prazo de entrega (26%).
Confira todos os dados da pesquisa
Entrevistado
Reportagem com base na pesquisa “Varejo da Construção Civil – Expectativas para 2020”, do Instituto Quorum Brasil
Contato
faleconosco@quorumbrasil.com
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
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