Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas

Obras iniciaram em setembro; nova linha contará com 7 estações, ligando Nova Suíça ao Barreiro

Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao Barreiro, atendendo a regiões estratégicas como Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre e Ferrugem. A previsão é de que as operações se iniciem em 2029.

A Estação Amazonas será a primeira a ser construída, simbolizando um avanço significativo na melhoria da infraestrutura de transporte local. Além dessa obra da linha 2, até 2025, 10 das 19 estações da linha 1 serão modernizadas, e as outras nove, até 2026. No entanto, o Metrô BH e o Governo de Minas estudam antecipar diversos marcos do projeto. “O objetivo é levar melhorias e conforto ao usuário do sistema no menor tempo possível”, informa o Metrô BH.

A implantação da estação Novo Eldorado, a 20ª estação da Linha Laranja, com mais 1,6 km de via permanente, está prevista para 2026. O Metrô BH, empresa do Grupo Comporte, é a concessionária responsável pela modernização e expansão da Linha 1, bem como pela implantação da Linha 2 do serviço de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Com uma extensão de 10,5 km, a linha atenderá regiões estratégicas como Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre e Ferrugem. Crédito: Metrô BH

De acordo com o Metrô BH, para realizar as inovações e implantações tanto da Linha 1 quanto da Linha 2, o investimento previsto da concessionária é de R$ 3,9 bilhões. Atualmente, o metrô de Belo Horizonte transporta 100 mil passageiros por dia.

Desafios da obra

O Metrô BH informou ao Massa Cinzenta que os principais desafios de uma obra desse porte envolvem a realização de intervenções no espaço urbano pré-existente.

Tecnologias

Atualmente, a previsão é de que 16 mil metros cúbicos de concreto sejam utilizados para a construção da Linha 2, segundo o Metrô BH.

O Metrô BH destaca também que, entre as inovações, está um novo sistema de Operação Automática do Trem (ATO) na fase final de implementação do sistema de sinalização, permitindo intervalos menores e maior regularidade entre as composições. Também será instalado um sistema de transmissão de dados de alta capacidade para maior controle operacional, além de câmeras de videomonitoramento com possibilidade de uso da tecnologia de reconhecimento facial e sistemas de contagem de passageiros e frequência dos trens.

“Além disso, os trens terão monitores com mapas digitais e informações úteis, proporcionando uma experiência moderna e eficiente aos passageiros”, ressalta o Metrô BH.

Fonte
Metrô BH, Empresa do Grupo Comporte, é a concessionária responsável pela modernização e expansão da Linha 1, bem como a implantação da Linha 2 do serviço de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Contato: imprensa@metrobh.com.br 

Jornalista responsável:
Marina Pastore – DRT 48378/SP
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



Massa Cinzenta

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