Nutec viabiliza casa básica e busca certificação ITA
Desde a sua fundação, Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará desenvolve estudos ligados à construção civil, principalmente os vinculados à habitação popular.
Desde a sua fundação, Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará desenvolve estudos ligados à construção civil, principalmente os vinculados à habitação popular
Por: Altair Santos
O Nutec (Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará) quer se tornar o terceiro centro de pesquisa voltado à construção civil a obter credenciamento como Instituição Técnica Avaliadora (ITA) na região nordeste do país. Os outros dois, já reconhecidos pela Comissão Nacional do Sistema Nacional de Avaliação Técnica (CN-Sinat) são o Tecomat (Tecnologia da Construção e Materiais Ltda.) e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), ambos em Pernambuco. No país, são sete ITAs em operação.
Para conseguir a aprovação, o Nutec tem intensificado as parcerias para controle tecnológico de materiais e ensaios de avaliação de desempenho de novos sistemas construtivos. Para isso, o núcleo tecnológico conta com laboratórios para testes físicos e químicos e agregou a colaboração do departamento de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará. “São três doutores da universidade que passaram a ajudar nas pesquisas“, ressalta Roney Sérgio Marinho de Moura, que junto com José Ramalho é um dos engenheiros civis que coordena o setor do Nutec dedicado à construção civil.
Fundado em 1978, o Nutec tem uma relação intrínseca com pesquisas de materiais e sistemas construtivos. No entanto, foi a partir de 1985 que os projetos se intensificaram. Primeiro, com estudos voltados ao aproveitamento de matérias-primas na fabricação de tijolos ecológicos e de baixo custo, que pudessem ser aproveitados em mutirões pelas comunidades carentes do Ceará. Depois, desenvolvendo processos construtivos para habitações populares até culminar no projeto Casas Olé, que atualmente já são produzidas industrialmente no Ceará.
As casas desenvolvidas no Nutec são construídas com painéis pré-moldados de alvenaria, tijolo cerâmico e argamassa vibrada. O sistema possibilita a construção de habitações através de paredes pré-moldadas. Em média, cada casa é construída em dois dias, incluindo esquadrias, telhado, pintura e sistemas hidrossanitário, telefônico e elétrico. “Atuamos na melhoria desse processo construtivo, agilizando a execução de habitações para populações mais carentes”, conclui Roney Sérgio.
Entrevistado
Roney Sergio Marinho de Moura, engenheiro civil da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)
Currículo
– Roney Sergio Marinho de Moura é graduado em engenharia civil pela Universidade de Fortaleza (1979). Atualmente é engenheiro civil da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará. Tem experiência na área de engenharia civil
Contato: http://www.nutec.ce.gov.br / roneyribeiro@gmail.com
Créditos fotos: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
23/01/2025
Paraná regulamenta fundo para fomentar investimentos em infraestrutura
O governador Carlos Massa Ratinho Junior formalizou em novembro de 2024 a assinatura do Decreto 8.049/2024, que regulamenta o Fundo Estadual de Infraestrutura Inteligente…
23/01/2025
Rio Bonito obtém Acreditação do Inmetro e diferencia-se em soluções ambientais, sustentabilidade e coprocessamento de resíduos
A empresa Rio Bonito, especializada em soluções ambientais e coprocessamento, pertencente ao Grupo Itambé, conquistou a Acreditação do Inmetro para seu laboratório em novembro de…
23/01/2025
Colapso da ponte JK revela importância de análise de riscos e gestão dos serviços de manutenção
Colapso da Ponte JK mostra urgência de recursos para preservar o legado das infraestruturas. Crédito: Corpo de Bombeiros/Governo do Tocantins O desabamento da Ponte Juscelino…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.