Nove anos sem acidentes
Comprometimento dos colaboradores e investimento em equipamentos especiais são os grandes fatores responsáveis pela conquista
Comprometimento dos colaboradores e investimento em equipamentos especiais são os grandes fatores responsáveis pela conquista
Quando o assunto é trabalhar com segurança, o Departamento de Manutenção Elétrica da Itambé é um exemplo a ser seguido. No dia 18 de agosto chegou à surpreendente marca de nove anos sem acidente. Para o funcionário da Elétrica Emerson do Nascimento Rosário, este número é resultado, principalmente, do comprometimento de todos os colaboradores da área. A responsabilidade e seriedade com que utilizamos os equipamentos e realizamos nosso trabalho fizeram com que chegássemos a esse número, atribui. Essa opinião é compartilhada por Carlos Roberto de Brito: Fazemos reuniões diárias para avaliar os riscos e as medidas preventivas de cada procedimento.
Outro fator fundamental para a obtenção desta marca foram os investimentos realizados pela empresa. O mais recente diz respeito à implantação da NR 10 uma norma que define critérios, padrões de segurança para procedimentos e equipamentos, atribuições de profissionais e classificação dos níveis de capacitação das pessoas que trabalham com eletricidade.
Dionísio da Veiga Neto, Gerente de Elétrica, conta que para a implantação da NR 10 a Itambé desenvolveu um programa amplo, orientando o que precisava ser feito para assegurar a segurança dos funcionários da área. A legislação é ampla e o volume de trabalho grande, então não havia como fazer tudo de uma única vez, salienta Dionísio. Existem painéis elétricos que foram concebidos nas décadas de 70 e 80 e a adequação física das instalações levam um certo tempo. Então, pelo fato da mudança ser bastante significativa, eles estão sendo executadas ponto a ponto. Com isso e acrescidos da sinergia, qualificação e disciplina da equipe, estamos minimizando as possibilidades de acidentes, completa.
Ele explica que as adequações físicas começaram em 2006 e foram priorizadas de acordo com o risco. Nesse processo, um dos itens mais importantes e que necessitou de maior investimento foi a aquisição de uniformes especiais, com tecidos antichamas e EPIs especiais conforme determina a NR 10. Foram adquiridas, inclusive, luvas especiais e capas de proteção para manobras de alta tensão. São produtos importados que atendem a normas internacionais, revela Dionísio.
Com a postura de quem sempre coloca a segurança em primeiro lugar, José Bueno Junior destaca que os funcionários que trabalham com eletricidade devem sempre ver os riscos onde uma pessoa que não está habilitada para o serviço não vê. O risco pode estar onde menos se espera, então devemos ter atenção redobrada. Sempre, conclui.
Créditos: Rosemeri Ribeiro – Assessora de Comunicação
Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor de construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.