Nova ABNT NBR 6120 se adapta à vida moderna
Volume de eletrodomésticos, móveis planejados, varandas gourmet e carros blindados influenciaram revisão da norma

Crédito: Fernando Alvim
Em processo de revisão desde 2014, a ABNT NBR 6120 – Cargas para o cálculo de estruturas de edificações – concluiu o processo de consulta pública e aguarda sua publicação até o fim de 2019. Segundo o coordenador da nova norma técnica, o engenheiro civil João Alberto Vendramini, uma das atualizações mais importantes está no fato de que a nova ABNT NBR 6120 se adapta à vida moderna dos brasileiros.
Por exemplo, as cargas exercidas pelo maior volume de eletrodomésticos dentro das residências, assim como móveis planejados, varandas gourmet e carros blindados, foram levadas em consideração na revisão da norma. “A mudança no estilo de vida dos brasileiros influenciou a norma”, diz Vendramini. O novo texto também considera as novas tecnologias construtivas, assim como os novos materiais de construção.
Antes do processo de revisão, o texto da ABNT NBR 6120 continha 5 páginas e havia sido elaborado entre 1978 e 1980. A publicação da norma, como era conhecida até então, aconteceu em novembro de 1980 – portanto, com 39 anos de defasagem. Agora, o texto que entrará em vigor conta com mais de 60 páginas e terá uma nova nomenclatura. A nova norma irá se chamar “ABNT NBR 6120 – Ações para o cálculo de estruturas de edificações”.
Em palestra recente no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro-RJ, João Alberto Vendramini, que também exerce o cargo de presidente da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), disse que uma das virtudes da norma revisada é que ela leva em consideração as ações variáveis. Ou seja, reconhece que determinadas construções não estão expostas à mesma carga o tempo todo. São os casos de aeroportos, shopping centers, estádios e outras estruturas. “Em determinadas situações, esses espaços estarão vazios e, em outras, com carga de multidão. Saber projetar uma obra com carga variável é um grande mérito”, destaca Vendramini.
Norma está ancorada em outras normas e em vasta pesquisa sobre o estudo de cargas
Há um ano, no Instituto de Engenharia, em São Paulo-SP, o coordenador da norma também palestrou sobre as alterações na norma. Ele lembrou que a ABNT NBR 6120 agora possui um histórico de referências, o que facilitará o trabalho para novas revisões, e também define critérios mais específicos para determinados tipos de obras, como edifícios-garagem, edificações industriais e helipontos. “As cargas exercidas pelos vários tipos de veículos que trafegam no país, assim como as cargas dos vários produtos estocados em galpões logísticos e das aeronaves que pousam nos helipontos, agora possuem tabelas que influenciam nos projetos estruturais dessas obras”, ressalta.
O mesmo vale para casas de máquinas de instalações industriais. Segundo o coordenador da norma, a comissão de estudos considerou um bom número de variáveis para definir as tabelas de cargas, inclusive levando em consideração outras normas brasileiras e normas internacionais. João Alberto Vendramini frisa que todas as pesquisas possuem registros, a fim de que se comprovem os parâmetros escritos na nova ABNT NBR 6120. “A revisão da norma contou com várias referências e contribuições de um bom número de profissionais, o que a torna bem mais abrangente”, conclui.
Veja palestra do engenheiro civil João Alberto Vendramini sobre a revisão da ABNT NBR 6120
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/tv-engenharia/?cod_canal=3511
Entrevistado
Reportagem com base em palestras do engenheiro civil e coordenador da ABNT NBR 6120 – Ações para o cálculo de estruturas de edificações, João Alberto Vendramini, no Clube de Engenharia e no Instituto de Engenharia
Contato: abece@abece.com.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/02/2025
Plano de Intervenção Urbana Arco Pinheiros: transformação urbana que promete requalificar São Paulo
Projeto de urbanização Arco Pinheiros busca equilíbrio entre desenvolvimento urbano, sustentabilidade e inclusão social. Crédito: Divulgação A cidade de São Paulo está prestes…
19/02/2025
Mercado imobiliário bate recorde histórico de lançamentos e vendas em 2024 e encara desafios para 2025
Compra da casa própria para imóveis novos vai ser mais estimulada do que financiamentos para imóveis usados. Crédito: Envato O mercado imobiliário brasileiro fechou 2024 com…
19/02/2025
Edital para duplicação em concreto da rodovia PR-412 é homologado
Legenda: A obra da PR-412 receberá um investimento de R$ 274,5 milhões. Crédito: DER/PR Em dezembro de 2024, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
