Noruega planeja construir primeiro túnel para navios
Obra inédita vai obrigar a retirada de 3 milhões de m³ de rocha para desviar percurso das embarcações do Mar de Stadhavet
Obra inédita vai obrigar a retirada de 3 milhões de m³ de rocha para desviar percurso das embarcações do Mar de Stadhavet
Por: Altair Santos
A Noruega, que já tem o maior túnel rodoviário do mundo, com 24,5 quilômetros de extensão, quer agora ter o primeiro túnel marítimo do planeta. O projeto prevê a perfuração de uma montanha, e a retirada de 3 milhões de m³ de rocha para desviar as embarcações do revoltoso Mar de Stadhavet. A região é alvo constante de tempestades – em média, durante 100 dias por ano. Com a construção do túnel de 1,7 quilômetro, os navios navegarão apenas pelas calmas baias norueguesas, até chegar no Atlântico Norte, e também para fazer o sentido inverso.
O projeto é encabeçado pela Administração da Costa Norueguesa (NCA) e será financiado através de uma parceria entre o governo norueguês e a iniciativa privada. A obra está orçada em 267 milhões de dólares, dos quais o parlamento já autorizou que o governo desembolse 117 milhões. A expectativa é que o túnel seja acessado diariamente por 90 embarcações. Como haverá cobrança de pedágio, a estimativa é que em cinco anos o empreendimento esteja pago. O túnel também desafogaria o porto de Selje, que fica congestionado quando o Mar de Stadhavet não permite navegar.
A obra conta com dimensões para receber navios de grande calado. O túnel terá 36 metros de largura, com 26,5 metros para o calado dos navios. Serão 49 metros de altura, dos quais 12 metros ficarão abaixo da linha d’agua. A previsão é que a construção comece em 2019 e se estenda até 2024. Segundo a gerente-geral do projeto, Randi Pauline Humborsta, o túnel será um estímulo à indústria pesqueira da Noruega – uma das principais atividades econômicas do país -, além de facilitar a movimentação de navios petroleiros e estimular o turismo na região. “É um investimento muito sábio em infraestrutura duradoura”, diz.
Plano vem desde o século 19
As tecnologias empregadas na construção do túnel não vão se diferenciar muito das construções rodoviárias e ferroviárias. Para a escavação serão usadas tuneladoras subaquáticas. Por questões ambientais, está proibida a utilização de dinamite para romper as rochas. Em seguida, jateamento de concreto e revestimento com peças pré-fabricadas de concreto. O escritório de arquitetura Snøhetta atua para conceber o projeto arquitetônico do túnel, enquanto a Norconsult, uma das principais construtoras da Noruega, ficará encarregada pela obra.
Desde o século 19 a Noruega tem a intenção de construir um túnel para facilitar a navegação em sua costa. “Agora, conseguimos realmente viabilizar um projeto que vai permitir construir com segurança e a convicção de que a obra terá começo, meio e fim”, afirma o gerente do projeto, Terje Andreassen, da Norwegian Coastal Administration (Administração da Costa Norueguesa). De acordo com o prefeito de Selje, Stein Robert Osdal, cinco famílias terão de ser desapropriadas para a abertura do túnel. “Os acordos estão bem encaminhados”, afirmou. Osdal avalia que a obra irá desafogar também o tráfego de caminhões nas rodovias norueguesas que levam até o porto da cidade, já que o transporte de contêineres também poderá ser feito pelo túnel.
Entrevistados
– Terje Andreassen, gerente da Norwegian Coastal Administration (Administração da Costa Norueguesa) (via assessoria de imprensa)
– Randi Pauline Humborsta, gerente-geral do projeto e ligada à
Norwegian Coastal Administration (via assessoria de imprensa)
– Snøhetta Arquitetura e construtora Norconsult (via assessoria de imprensa)
Contatos
post@kystverket.no
press@snohetta.com
firmapost@norconsult.com
post@kystverket.no
http://snohetta.com/
www.norconsult.com
http://kystverket.no/en
Crédito Fotos: Divulgação/NCA
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.