NBR 15696 passa por revisão e consulta pública
Norma discorre sobre dimensionamento, ensaios e aplicabilidade de fôrmas e cimbramentos
A ABNT NBR 15696 – Dimensionamento, Ensaios e Aplicabilidade de Fôrmas e Cimbramentos para Estruturas de Concreto está em processo de revisão e o texto final deve ser publicado até o final de 2024.
Histórico da norma
Antes da criação da ABRASFE (Associação Brasileira de Fôrmas, Escoramentos e Acesso), já havia uma necessidade evidente de uma norma que orientasse a execução de projetos no setor de fôrmas e escoramentos. O setor estava em rápida ascensão e carecia de diretrizes normativas adequadas. Com esse objetivo em mente e organizados como associação, a ideia ganhou força e foi concretizada.
“A criação da norma ABNT NBR 15696:2009 permitiu que os projetos e premissas seguissem padrões de qualidade, evitando conflitos e garantindo maior segurança e eficiência no setor”, comenta Jefferson Carlos da Silva, consultor de engenharia na ABRASFE e responsável pela gestão dos comitês de engenharia e subcomitê BIM da entidade.
Mudanças na NBR 15696
De acordo com Silva, alguns anos após a primeira edição, verificou-se a necessidade de atualização, adequação e modificação de alguns itens para melhor atender às necessidades do setor de fôrmas e escoramento, nicho no qual a inovação tecnológica ocorre de forma exponencialmente acelerada.
“Em 26 de outubro de 2021, reativamos a comissão de estudos para revisão da norma. Atualmente, foi concluída a revisão da NBR 15696 junto à ABNT na comissão de estudos CE-002:124.025 – Comissão de Estudo de Fôrmas e Escoramentos. A última reunião aconteceu em 28/03/24 e a próxima etapa será realizar ajustes no texto junto à ABNT para que possa ser enviada para consulta pública. Uma norma que não se atualiza cai no esquecimento; por isso, nós da ABRASFE nos sentimos responsáveis por manter a NBR 15696 viva”, contou Silva durante o evento M&T Expo – Part of bauma network.
Entre os temas a serem contemplados no novo texto da norma estão as categorias de concreto, a temperatura de lançamento de concreto e as exigências para uma empresa ser autorizada a operar. Segundo Silva, é necessário ter cuidado com o escoramento, uma vez que situações como o acúmulo de concreto podem prejudicar o apoio e até mesmo a resistência.
Fonte
Jefferson Carlos da Silva é consultor de engenharia na ABRASFE e responsável pela gestão dos comitês de engenharia e subcomitê BIM desta entidade, e secretário da Comissão de Estudos CB-002.124.25.001, para revisão da ABNT NBR 15696.
Contato: Jef.csilva1@gmail.com
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
23/01/2025
Paraná regulamenta fundo para fomentar investimentos em infraestrutura
O governador Carlos Massa Ratinho Junior formalizou em novembro de 2024 a assinatura do Decreto 8.049/2024, que regulamenta o Fundo Estadual de Infraestrutura Inteligente…
23/01/2025
Rio Bonito obtém Acreditação do Inmetro e diferencia-se em soluções ambientais, sustentabilidade e coprocessamento de resíduos
A empresa Rio Bonito, especializada em soluções ambientais e coprocessamento, pertencente ao Grupo Itambé, conquistou a Acreditação do Inmetro para seu laboratório em novembro de…
23/01/2025
Colapso da ponte JK revela importância de análise de riscos e gestão dos serviços de manutenção
Colapso da Ponte JK mostra urgência de recursos para preservar o legado das infraestruturas. Crédito: Corpo de Bombeiros/Governo do Tocantins O desabamento da Ponte Juscelino…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.